Durante o ano todo as escolas recebem visitas de famílias para conhecê-las e escolher matricularem os seus filhos e suas filhas ali.
Esse primeiro contato, é crucial para que as escolas falem sobre seu projeto pedagógico e estabeleçam, desde esse momento, uma relação de confiança com as famílias.
Elaboramos esse artigo para ajudar as escolas a pensar e planejar esse momento tão crucial para mostrar seu diferencial, valor e cultura.
- Decida quem apresentará a escola, proposta pedagógica e infraestrutura. Há escolas que optam pelo coordenador fazer isso, outras destinam um professor ou secretária(o) escolar para tal. Escolas com propostas centradas no aluno, contam com ele para apresentar a escola, principalmente a infraestrutura. Essas pessoas costumam ter uma gestão escolar democrática. Para saber mais sobre esse tipo de gestão, leia nosso artigo.
Seja qual for a opção adotada, quem fará isso precisa ter segurança e conhecer bem os procedimentos, cultura da escola e se sentir bem em atender diretamente ao público. Um roteiro costuma ajudar bastante para que se tenha certeza de que os pontos importantes foram contemplados, traz segurança e garante que todos os envolvidos saibam o que é dito nesse momento. - Decida por onde vai começar. A escola vai primeiro apresentar a infraestrutura e depois falar da proposta pedagógica? Ou vai falar da proposta e depois mostrar os espaços e instalações? Saber qual é o primeiro passo a tomar deixa mais seguro quem está apresentando. Outro fator a se pensar é se independente do horário, qualquer espaço é bom para iniciar a visita.
- Mostre a infraestrutura, mas não apenas isso. Caminhar pelos corredores da escola e falar sobre o espaço físico e instalações é parte necessária quando as famílias visitam a escola. Elas ficam muito ansiosas não apenas para conhecer o espaço, mas para ver tudo funcionando. Tenha em mente que os detalhes fazem a diferença. Mais do que mostrar o espaço para sanar a curiosidade, é necessário falar sobre a higienização dele. Com que frequência os brinquedos são limpos? Como é a manutenção?
- Procure não atrapalhar os alunos e nem os professores. Peça licença ao entrar em uma sala e não interrompa a fala de alunos e professores. Isso demonstra respeito aos estudantes e profissionais que atuam na escola. Cumprimentar as pessoas é uma coisa, atrapalhar é outra bem diferente. Fale baixo. Se precisar, mostre o ambiente e avise que falará depois sobre ele para não perturbar o andamento das propostas. Acredite, esse também é um grande diferencial. Além é claro, de ser respeitoso.
- Fale da proposta pedagógica da escola. Algumas escolas usam apresentação de slides para essa etapa. É um caminho muito potente, mas muito perigoso. Colocar fotos e vídeos para mostrar o que se pretende dizer causa sim um efeito entusiasmante nas famílias. O perigoso disso é ter uma apresentação muito longa em uma linguagem conhecida como pedagogês. Fale sobre os valores da escola, objetivos, o tipo de pessoa que pretende formar. Diga sobre avaliação, material utilizado, metodologia, abordagem e algumas escolhas pedagógicas.
- Use uma linguagem acessível às famílias. Às vezes com o intuito de impressionar as famílias, a escola recorre a uma linguagem que dificulta o entendimento de como as coisas funcionam e no que acreditam. E ao invés de atrair, as afasta. Cuidado para não falar muito mais do que deveria. E analise a linguagem corporal e interesse da família em sua fala para saber se é necessário alongar ou encurtar o que diz. Ela sempre nos dá pistas sobre o tom da nossa conversa.
- Apresente e valorize a formação dos professores e profissionais da escola. Procure mostrar o quanto estes profissionais se dedicam para serem excelentes. Mas não exagere e nem faça o item abaixo.
- Não minta. Em hipótese alguma diga que oferece um serviço e não o faz. Não fale sobre certificações que os profissionais não tenham. Mentir não cabe em nenhum atendimento e local, ainda mais em uma escola onde o serviço vendido é o de educar.
- Mencione os canais de comunicação com as famílias. Diga quais são os aplicativos, ferramentas e meios para que a família se comunique e como a escola estabelece a comunicação. Se necessário, comente como avisam a família em caso de machucados e indisposições. As famílias se sentem muito seguras quando sabem como é que a escola as contacta em situações de emergência.
- Fale sobre eventos e saídas culturais e de estudos. Este tipo de informação dá às famílias uma ideia do que esperar em termos de participação, envolvimento e visitas extras à escola. Além disso, é também um reflexo da proposta pedagógica.. Se a instituição não celebra datas comemorativas, por exemplo, a família precisa saber desde o primeiro contato e as razões por trás dessa escolha.. Porque se isso for um valor para ela, já terão essa informação logo de início para ponderar.
- Faça perguntas e ouça as famílias. As questões que fazemos às famílias durante a visita são para nos ajudar nesse atendimento. O que estão procurando? Será que atendemos as expectativas? Será que comuniquei o que gostaria e como? São as perguntas que vão nortear sobre quais informações a mais podemos dar.
- Apresente aquilo que torna esta escola peculiar, aquilo que a diferencia. Toda escola tem sua marca própria. O que é que faz essa escola uma boa escolha? Não é para comparar com outras. É para dizer no que ela se destaca.
- Ofereça uma outra visita. Na verdade, deixe as portas abertas para tirar dúvidas e para que retornem caso queiram olhar mais uma vez os espaços.
Todos esses itens são tópicos importantes para se levar em consideração quando apresentamos uma escola. Alguns são determinantes, outros são o que chamamos de cereja de bolo. Entretanto, o trabalho para essa apresentação ser bem sucedida acontece todos os dias, o ano todo. É nos detalhes que ganhamos as famílias. As crianças e adolescentes visivelmente felizes em estar naquele ambiente. Os profissionais sorrindo e sendo bem tratados, ainda que não haja ninguém olhando. É no cuidado estético do ambiente e com as atividades expostas. É no respeito das relações que transbordam a todo momento pelos corredores da escola que saltam aos olhos de quem visita e faz dessa visita uma experiência encantadora.
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