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Educação Infantil: 5 Dicas Fundamentais de Acolhimento Escolar

Publicado por Rachel Maldonadoem 9 de agosto de 20249 de agosto de 2024
acolhimento escolar

O acolhimento escolar é um fator fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Ele promove um sentimento de pertencimento e segurança que são essenciais para o momento de retorno à escola.


Acolher as crianças com um sorriso, chamá-las por seus nomes e mostrar interesse genuíno por elas são práticas simples, mas poderosas. E para fazer desse momento uma experiência positiva e enriquecedora, veja a seguir cinco dicas para um acolhimento bem-planejado.

1. Acolhimento das crianças

 

“A criança tem necessidade vital da nossa escuta, assim como do nosso afeto. Precisa se sentir acolhida, como alguém que tem o que nos dizer. Reconhecida assim, como sujeito, pode desenvolver criadoramente sua existência.” 

Severino Antônio e Katia Tavares

O voo dos que ensinam e aprendem: um escuta poética


No momento de acolhimento escolar, tenha uma escuta ativa. Além de ouvir o que a criança tem a dizer sobre a saudade que sente de casa, por exemplo, atente-se aos seus movimentos, gestos e olhares, que também podem nos contar como estão se sentindo. Ouvi-las com interesse genuíno estreitará os laços entre vocês.

Inicie a inclusão da rotina de maneira gradual, respeitando o ritmo e o espaço da criança. Aos poucos, introduza atividades e momentos que façam parte do dia a dia dela, sempre com cuidado e sensibilidade. Veja alguns exemplos:

  • escolha algumas produções do semestre anterior para relembrar o que já fizeram juntos;

  • caminhe pela sala, observando cada cantinho e seus propósitos: cantinho da leitura, local do círculo, onde ficam os materiais de uso individual e coletivo;

  • retome alguns elementos da rotina, como cantar músicas já conhecidas por elas. Após os primeiros dias ou a primeira semana, apresente uma nova música;

  • revisite o calendário com os aniversariantes de cada mês;

  • se houver cartões de rotina com imagens que correspondam a momentos do dia, disponibilize-os na sequência e converse sobre as expectativas que elas têm para esses momentos;

  • realize pequenas atividades de reconhecimento do espaço escolar, como visitas à biblioteca, ao refeitório e ao pátio, explicando a função de cada local.

Além disso, demonstre como o tempo que vocês passarão juntos pode ser prazeroso e cheio de descobertas, criando um ambiente acolhedor e divertido onde a criança se sinta segura e motivada a participar.

2. Envolvimento da família

Retome os laços com as famílias, demonstrando um interesse genuíno em revê-los e compreender como estão. Atualize-se sobre as crianças, perguntando sobre quaisquer aspectos específicos novos que necessitem de atenção especial e assegurando que tanto este acolhimento escolar de volta às aulas quanto o restante do ano letivo sejam adaptados para atender às necessidades de cada uma.

Além disso, converse com a família para criar uma rede de apoio para elas na volta às aulas. Comunique-se regularmente com eles sobre o progresso e as necessidades  de seus filhos, e convide-os para participar de atividades escolares. Isso cria uma base sólida para uma parceria positiva entre a escola e a família, fundamentada na comunicação aberta e no cuidado com o bem-estar delas.

3. Espaço físico acolhedor

O verdadeiro foco ao preparar o ambiente escolar é planejar espaços com intencionalidade. Cada detalhe do ambiente deve ser pensado para despertar a curiosidade das crianças, instigando-as a explorar, interagir e se envolver ativamente com o espaço e com os colegas.

A organização da sala de aula é fundamental para criar uma atmosfera acolhedora e segura. Um ambiente bem-planejado, com elementos visuais e objetos que estimulem a imaginação, pode fazer uma grande diferença na maneira como as crianças percebem e se relacionam com o espaço.

Crie áreas de roda e contação de histórias com almofadas para torná-las confortáveis e mantenha os materiais didáticos ao alcance das crianças. Isso ajudará a promover sua autonomia e curiosidade, incentivando-as a se envolverem ativamente nas atividades.

Também é importante lembrar que propor atividades em ambientes abertos é altamente recomendado, por oferecer às crianças a oportunidade de interagir com a natureza, desenvolver habilidades motoras grossas e explorar diferentes contextos. Atividades ao ar livre também contribuem para a socialização, a criatividade e o bem-estar emocional das crianças, tornando o acolhimento escolar mais dinâmico e envolvente.

 

Espaço físico acolhedor

4. Atividades de integração

Antes de receber as crianças, reveja suas anotações e registros feitos no semestre ou semestres anteriores para traçar novas estratégias e fazer novos planejamentos, atentando-se ao perfil da turma.

Planeje atividades para o acolhimento escolar que incentivem a interação entre elas. Jogos cooperativos, projetos em grupo e atividades ao ar livre as auxiliam a desenvolver habilidades sociais e a se readaptarem mais facilmente ao ambiente escolar.

Música, brincadeiras, passeios pela escola e atividades externas são elementos essenciais nesse processo. Eles proporcionam momentos de alegria, descobertas e interações significativas. Incorporar arte e culinária no cotidiano escolar também é interessante. Essas atividades não só desenvolvem habilidades motoras e criativas, mas também envolvem os sentidos, permitindo que experimentem diferentes texturas, cores e sabores. Ao vivenciar essas experiências, elas constroem uma conexão emocional com o ambiente, tornando o espaço escolar um lugar acolhedor e estimulante.

Além disso, auxiliá-las a conhecer ou relembrar quem são os membros da comunidade escolar é um aspecto importante para fortalecer os laços entre elas, os professores e os demais membros da escola. Promover atividades que integrem a comunidade ajuda as crianças a se sentirem parte de um coletivo, onde todos têm seu valor e importância.

Atividades de integração

5. Preparação dos professores para o acolhimento escolar

“O preparar-se para receber o outro tem a ver com a quantidade de vida que tenho dentro de mim e, por conseguinte, com o quanto eu quero dividi-la com o outro. O receber o outro, tendo-se preparado para ele, é um ato de amor e ao mesmo tempo anuncia / denuncia o tipo de vínculo que quero construir. Daí a importância do primeiro encontro. Este sempre marca, sempre abre ou fecha possibilidades de se transformar realmente em um encontro, ou em um desencontro.”


Fátima Freire Dowbor

Quem educa marca o corpo do outro

Durante todo o processo de planejamento e acolhimento escolar, é imprescindível olharmos para dentro e nos prepararmos para essa missão tão importante que precisa de nós por inteiro. 

Reflita sobre práticas pedagógicas para o seu desenvolvimento profissional. Utilize um diário ou converse com colegas experientes para identificar áreas de sucesso e aspectos que precisem ser melhorados. Essa autoavaliação ajuda a ter uma visão mais clara das suas práticas, permitindo que você reconheça seus pontos fortes e identifique oportunidades de crescimento.

Reconheça e celebre suas conquistas, por menores que sejam, para aumentar sua autoconfiança e motivação. Valorizando seus sucessos, você fortalece seu senso de realização e se incentiva a continuar progredindo.

Participar de grupos de discussão ou redes de apoio entre professores é uma excelente maneira de compartilhar desafios, sucessos e ideias. Essas interações proporcionam um rico intercâmbio de experiências, fortalecendo a prática pedagógica de todos os envolvidos.

Promover um acolhimento escolar eficaz é cultivar um ambiente onde as crianças podem prosperar. Com dedicação e atenção aos detalhes, podemos transformar a volta às aulas em uma experiência memorável e positiva, que promove o desenvolvimento integral dos alunos e fortalece a comunidade escolar.

A aplicação dessas práticas com entusiasmo e compromisso ajuda a garantir que todas as crianças sintam-se acolhidas e valorizadas sempre que vêm à escola.


Para saber mais sobre o acolhimento escolar, leia o nosso artigo “Como acontece a adaptação na Educação Infantil”.

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Rachel Maldonado
Rachel Maldonado
Coordenadora de Planejamentos Pedagógicos em YOU Bilíngue
Licenciada em Letras. Há mais de 10 anos atuando na área de Educação Bilíngue. Atualmente coordena a criação de aulas e projetos para a YOU.
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