Row, row, row your boat.
Gently down the stream.
Merrily, merrily, merrily, merrily.
Life is but a dream.
Nursery rhymes, ou rimas infantis, são poemas tradicionais cantados ou recitados para e com crianças. Essas rimas são frequentemente curtas, muitas vezes com um ritmo cativante e que as tornam fáceis de memorizar. Além disso, elas são caracterizadas por conter repetições de sons e fonemas, que acrescentam um toque especial ao ritmo e convidam as crianças a participarem, seja batendo palmas, dançando ou seguindo a letra com gestos e movimentos.
As nursery rhymes têm uma origem histórica rica, remontando a séculos atrás. Elas são transmitidas de geração em geração e, por isso, são consideradas parte importante da literatura infantil tradicional. No entanto, muitas dessas rimas, se interpretadas, têm significados que as tornam interessantes não apenas para as crianças, mas também para os adultos. À medida que as crianças crescem, elas podem pesquisar sobre elas e entender o que está por trás das rimas, o que adiciona uma camada de apreciação e compreensão dessas histórias atemporais.
A rima acima, “Row, row, row your boat”, por exemplo, data de 1881 e foi criada pelo norte-americano Eliphalet Oram Lyte, autor de livros didáticos de gramática e composição. Estes versos, aparentemente tão simples, podem instigar sentimentos, movimentos, fantasia e imaginação. Além de ter uma sonoridade reconfortante, podemos fazer diversas interpretações, como a nossa imaginação e a literatura nos permitem. Clique aqui para saber mais sobre uma das interpretações desta nursery rhyme.
Na primeira linha de “Row, Row, Row Your Boat“, se considerarmos que o barco simboliza o corpo, “row, row, row” sugere que é necessário trabalhar persistentemente para alcançar nossos objetivos. “Gently down the stream” pode representar a ideia de que, mesmo quando estamos nos esforçando muito e avançando rapidamente na vida, devemos apreciar os momentos belos e maravilhosos. O refrão “Merrily, merrily, merrily” nos encoraja a manter uma atitude positiva, independentemente dos desafios que enfrentamos. Por fim, “Life is but a dream” nos lembra de que podemos sonhar e realizar qualquer coisa que desejamos, desde que acreditemos em nós mesmos. Essa é uma lição especialmente valiosa para as crianças aprenderem.
Benefícios das Nursery Rhymes
Na Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiência da Educação Infantil nos ajudam a planejar um currículo apropriado para a faixa etária e que contenha todo o encantamento que crianças precisam vivenciar.
Na língua portuguesa temos as cantigas e parlendas que corroboram esses objetivos. No ensino bilíngue, como correspondência, conseguimos usar as nursery rhymes que também se alinham à BNCC. Veja abaixo o que esta ferramenta potente pode alcançar:
Traços, sons, cores e formas
“A criança necessita, ao escutar uma música, perceber a intensidade dos sons e o ritmo das melodias ecoando no próprio corpo, o que lhe estimulará a produzir outros sons e ritmos.”
(BRASIL, 2018)
O som é algo inerente às nursery rhymes. Com elas, as crianças conseguem ter experiências com a linguagem musical, tão importante nesta fase. Apesar de algumas nursery rhymes não terem melodia, contamos com a sonoridade da repetição de fonemas, ritmos e rimas que contribuem para assimilação de sons na fala.
Ao cantarmos as rimas, podemos nos aliar à nossa criatividade e incrementar o momento, tornando-o mais memorável e engajante. Acompanhar o ritmo com palmas, cantar rápido, devagar, baixinho ou alto, com ou sem instrumentos – tudo isso contribui para ampliar o repertório de experiências musicais e sonoras e suas formas de reproduzi-las.
No que diz respeito à linguagem visual, ou seja, traços, cores e formas, diversas são as rimas que são carregadas do imagético e, por sua vez, podem ser facilmente transferidas a imagens, figuras, histórias e dramatizações, como em “A-tisket a-tasket”.
A-tisket a-tasket
A-tisket a-tasket,
A green and yellow basket.
I wrote a letter to my love,
And on the way I dropped it.
I dropped it, I dropped it,
And on the way I dropped it.
A little boy (girl) picked it up,
And put it in his (her) pocket.
Veja também: Leitura de imagens e cultura visual na educação
O eu, o outro e o nós
As nursery rhymes também podem ser brincadeiras ou jogos de palavras e cantadas. Isso quer dizer que além de cantarem e dançarem juntos, o que reforça o estreitamento de laços, também propõem que as crianças interajam, respeitando regras de convívio social.
Muitas rimas também trazem o tema de emoções, o que contribui para facilitar o reconhecimento desses sentimentos em si e nos outros e responder a eles de forma empática. Com as crianças fingindo estar dormindo, a rima “Brother John” pode ser cantada com uma voz fraca, correspondendo a como nós agimos quando alguém por perto está dormindo, respeitando o seu sono. Já na segunda parte da rima, todos levantam-se juntos e imitam o som do sino.
Brother John
Are you sleeping? Are you sleeping?
Brother John, brother John,
Morning bells are ringing! Morning bells are ringing!
Ding, dang, dong! Ding, dang, dong!
Estreitamos laços afetivos quando cantamos e dançamos juntos, pois estamos compartilhando um momento livre. Estamos nos divertindo, sentindo a melodia e o ritmo e remetemos essas boas experiências a quem estiver conosco.
Corpo, gestos e movimentos
Muitas são as rimas que tratam de vocabulário sobre as partes do corpo e convidam a brincar e a seguir comandos. Ao sugerirem gestos e movimentos, tais rimas proporcionam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da consciência corporal e da coordenação motora grossa das crianças. Muitas delas são acompanhadas de atividades lúdicas, como pular corda, brincar de roda ou bater palmas, tornando a experiência ainda mais dinâmica e envolvente. Além disso, o uso de imagens, gestos, danças e dramatizações é crucial para concretizar o conteúdo abordado, facilitando assim a compreensão por parte das crianças. Abaixo, a rima “Reach for the Sky” é repleta de comandos em que também são trabalhadas as partes do corpo.
Reach for the Sky
Clap your hands, touch your toes
Turn around and put your finger on your nose
Flap your arms, jump up high
Wiggle your fingers and reach for the sky
Escuta, fala, pensamento e imaginação
“To become strong readers, children first need a strong foundation of oral language.”
(MULLEN, 2017)
A criança exposta a uma alta incidência de rimas cantadas tem a oportunidade de desenvolver a fala mais rápido do que outras. A repetição de palavras, rimas e fonemas são verdadeiramente uma prática para iniciar a falar e a colocar pedaços de palavras juntas, e para assimilar o que se ouve, com o que se fala e o que se quer falar, expandindo o repertório fonético.
Quando expostas às letras das rimas, apesar de não saberem ler, as crianças são expostas àquele gênero textual e às palavras que as compõem. Além disso, mesmo que elas não compreendam completamente o significado de todas as palavras ou conceitos presentes nas rimas, estão sendo expostas a uma variedade de terminologias e sons. Essa exposição pode ser benéfica no futuro, pois em algum momento da vida, como na alfabetização, as crianças podem se lembrar ou reconhecer uma palavra pelo som, facilitando o processo de aprendizagem.
Quando cantamos “Pat-a-cake”, os sons consonantais /p/ /t/ /k/ e os vocálicos /æ/ /eɪ/ se sobressaem. Além de praticarmos esses fonemas, eles também conduzem o ritmo. Juntando palmas enquanto dizemos os versos, conseguimos visualizar uma massa de bolo ou de pão sendo confeccionada e amassada.
Pat-a-cake, pat-a-cake, baker’s man.
Bake me a cake just as fast as you can.
Pat it and roll it and mark it with a “B”,
And put it in the oven for Baby and me.
Muitas nursery rhymes são uma história inteira em poucas palavras, como é o caso de “Jack and Jill Went Up the Hill”. Em apenas quatro versos, a criança é exposta às características de uma história, com personagens, enredo, cenário e conflito.
Jack and Jill went up the hill
to fetch a pail of water
Jack fell down, and broke his crown
then Jill came tumbling after
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As nursery rhymes também oferecem um conhecimento de mundo! Com elas, podemos trabalhar noções espaciais, animais, plantas, espaços, noções de simultaneidade, sequência, contagem de números, objetos e pessoas, por exemplo.
Ten galloping horses rode through the town.
Five were white and five were brown.
Five rode up and five rode down.
Ten galloping horses rode through the town.
Na rima acima, as crianças são expostas à adição: cinco e cinco cavalos é igual a dez. Por mais que a criança ainda não conheça esse conceito matemático, ela estará sendo exposta a ele; também às noções espaciais “up” e “down”, às cores “white” e “brown” e a um tipo de animal, o cavalo.
Quando usá-las?
A qualquer momento! Sendo uma ferramenta versátil e eficaz para o desenvolvimento das crianças, as nursery rhymes podem ser usadas em diversas situações e momentos na educação infantil. Uma de suas vantagens é que podem ser incorporadas ao currículo de forma flexível, abordando diferentes temas de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado. Por exemplo, se o tema for animais, pode-se cantar “Old MacDonald Had a Farm”. Se o objetivo é ensinar cores, “I Can Sing a Rainbow” pode ser uma escolha adequada. Ou ainda, a mesma rima pode servir a vários propósitos.
Além disso, as nursery rhymes também podem ser utilizadas como forma de transição, seja para iniciar ou finalizar um momento, ou até mesmo para percorrer um trajeto. Cantar uma rima durante uma caminhada até o parque, por exemplo, pode tornar o momento mais divertido e estimulante para as crianças.
Conclusão
Em resumo, as nursery rhymes são mais do que simples poemas infantis; são uma parte importante da cultura e da literatura, oferecendo diversão e aprendizado a crianças e adultos. Podem ser usadas de forma despretensiosa e versátil na educação infantil, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e estimulando o desenvolvimento das crianças de maneira criativa e eficaz. Além disso, todos esses momentos em que são utilizadas contribuem para criar memórias auditivas e físicas que perduram para a vida, fortalecendo a conexão emocional e afetiva entre crianças e adultos.
Sugestões
Sugerimos abaixo alguns sites que podem aumentar seu repertório de nursery rhymes e children’s songs:
Mother Goose Club: Este site oferece uma ampla variedade de vídeos, músicas e atividades relacionadas a nursery rhymes, além de recursos para pais e educadores.
Super Simple Songs: Este site tem uma seção dedicada a nursery rhymes com uma grande coleção de vídeos de músicas infantis, incluindo muitas cantigas de roda populares.
The Kiboomers: Um site com uma variedade de vídeos musicais, incluindo muitas nursery rhymes e canções infantis.
BBC Nursery Rhymes Collection: A BBC tem uma coleção online de nursery rhymes com letras e vídeos para crianças.
Storyberries: Um site que oferece uma ampla seleção de histórias infantis, incluindo nursery rhymes, poemas e contos de fadas, com opções para leitura online ou download.
Nursery Rhymes Lyrics and Origins: Este site é uma ótima fonte para descobrir a história por trás de várias nursery rhymes, além de fornecer letras e informações sobre suas origens.
Veja também: Como a aprendizagem de um novo idioma contribui para o desenvolvimento infantil
Referências:
SAYAKHAN, Najat Ismael. Nursery Rhymes as a Vehicle for Teaching English as a Foreign Language. Journal Of University Of Raparin. Washington, p. 44-55. jun. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/48818759/Nursery_Rhymes_as_a_Vehicle_for_Teaching_English_as_a_Foreign_Language. Acesso em: 26 mar. 2024.
MULLEN, Ginger. More Than Words: Using Nursery Rhymes and Songs to Support Domains of Child Development. Journal Of Childhood Studies. Victoria, p. 42-53. 27 set. 2017. Disponível em: https://journals.uvic.ca/index.php/jcs/article/view/17841. Acesso em: 26 mar. 2024.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2024.
- Empoderando Educadores: O Simpósio de Educação Bilíngue como Fonte de Inspiração e Aprendizado Prático - 24 de abril de 2024
- Nursery rhymes: por que são tão importantes para o desenvolvimento infantil? - 10 de abril de 2024
- Falar ou não falar 100% em inglês na educação infantil? - 20 de fevereiro de 2024
Posts Relacionados
-
Como a aprendizagem de um novo idioma contribui para o desenvolvimento infantil
A infância é a fase em que o desenvolvimento cerebral está a todo vapor, principalmente nos primeiros anos de vida. Para aproveitar esse período propício à aprendizagem, um número crescente de pais e cuidadores vem…
-
Neurociência e bilinguismo infantil
Conheça as contribuições que a neurociência traz para a educação bilíngue e entenda como o cérebro infantil aprende.
-
A importância da BNCC na Educação Infantil
No final de 2017, foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) a nova BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Isso significa que todos os sistemas de ensino e as escolas brasileiras, sejam elas…