Quem não ama uma boa história? Não importa a idade, quando nos vemos envolvidos em um mundo diferente do nosso e que nos cativa, somos transportados para outras realidades. Durante essa experiência, vivenciamos diferentes situações e emoções e temos novas ideias.
A contação de histórias é a forma mais antiga de ensinar e transmitir conhecimento, já que nem todas as civilizações do mundo eram letradas, mas em todas as culturas se contavam histórias.
Mas as histórias fazem muito mais do que apenas entreter e propiciar um momento de escape. Elas nos ajudam a entender melhor o nosso próprio mundo, nossos sentimentos e pensamentos. Afinal de contas, por mais que não haja magia ao nosso redor, muitas pessoas se identificam com personagens como Harry Potter, Mia Thermopolis e Percy Jackson.
As histórias podem nos confortar, assustar, surpreender, nos fazer rir, chorar e suspirar. Elas nos ensinam sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre os outros. Nelas podemos aprender sobre empatia, perseverança e respeito. Independentemente de seu conteúdo, uma boa história sempre nos levará a uma jornada incrível.
Quando falamos em contação de histórias na escola, sabemos que ela é uma grande aliada do educador e uma potente ferramenta para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura e pelos livros.
Entre os muitos benefícios da contação de histórias, podemos destacar primeiramente que ela é uma prática que pode ser feita com várias faixas etárias, desde crianças bem pequenas até alunos adolescentes.
Histórias contribuem para o aprendizado como um todo: elas ajudam a contextualizar, a compreender conceitos, a desenvolver o gosto pela arte, a reconhecer a literatura e os livros como um fazer artístico e a identificar questões e temas que são universais.
Contar histórias também ajuda o despertar do interesse pela leitura e o gosto pela escrita. A partir do encantamento causado pelas histórias, alguns podem querer escrever seus próprios enredos.
Histórias também auxiliam o desenvolvimento da memória de uma maneira divertida. Um exemplo disso é quando o educador pede aos alunos que recontem um trecho da história ou lembrem-se do ponto da história em que a contação parou na aula anterior. Esse processo também ajuda o desenvolvimento da oralidade, encorajando as crianças e os alunos mais velhos a darem suas opiniões, contarem suas impressões e até criarem teorias do que pode vir a acontecer na história.
E quando pensamos em contextos bilíngues, a contação de histórias tem todos os benefícios citados e outros mais! Ela dá a oportunidade para que crianças e alunos escutem os sons e ritmos da língua. Também é uma ótima oportunidade para que eles ouçam e identifiquem em contextos reais de comunicação vocabulário e estruturas que já aprenderam.
Mas fazer uma contação de histórias em uma língua estrangeira pode vir com desafios para quem conta ou lê. A boa notícia é que dispomos de alguns recursos para contorná-los. São eles:
Entonação de voz
A entonação de voz é muito importante. Leia com calma, pausadamente. Faça vozes diferentes para os personagens, interprete o que está lendo quase como em uma peça de teatro. Use e abuse das expressões faciais e movimentos para expressar a palavra escrita.
Imagens
Use o livro como seu aliado. Convide as crianças e alunos a interagirem com ele durante a contação. As ilustrações o ajudarão a contar a história e as crianças e alunos a compreenderem o que você está dizendo sem que seja preciso traduzir. Sobre isto, leia o nosso artigo “Leitura de imagens e cultura visual na educação”.
Realia
Às vezes você não precisa ter o livro para contar uma história. Faça uso de objetos variados para contá-la. Você também pode usar dedoches e montar um cenário. Não importa se os objetos que você tem à disposição não são exatamente o que está descrito na história: fita adesiva pode virar a teia de uma aranha e uma tesoura, um passarinho. Use sua imaginação!
Confiança
Acredite em si mesmo e se entregue à contação da histórias de corpo e alma, sem vergonha ou inibição. Autoconfiança e entusiasmo genuíno são peças-chave para uma contação envolvente e de sucesso.
Como vimos, as histórias podem ser verdadeiras portas de entrada para o mundo lá fora. Elas nos dão a oportunidade de espiar, de onde quer que estejamos, diferentes culturas e países, abrindo os nossos horizontes. Elas também ajudam a aumentar o repertório linguístico e cultural das crianças e alunos. Histórias contribuem para atitudes de respeito e compreensão e para o respeito à diversidade em um mundo plural e globalizado.
“If you want your children to be smart, tell them stories. If you want them to be brilliant, tell them more stories.”
(Albert Einstein)
Gostou desse artigo e quer saber mais?
Leia “O que torna a Literatura tão especial para fortalecer mentes?”.
- Contação de histórias na escola - 7 de abril de 2022
- Cinco Benefícios do Teatro na Escola - 9 de fevereiro de 2021