Pular para o conteúdo
YOU Bilíngue

YOU Bilíngue

De educadores para educadores

  • Ensino bilíngue e educação
  • Criatividade e inovação
  • Gestão e desenvolvimento
  • Fique por dentro

O que torna a Literatura tão especial para fortalecer mentes?

Publicado por Priscilla Lucenaem 7 de outubro de 20204 de junho de 2024

Histórias fazem parte da nossa história de vida desde sempre. Por isso, a literatura nos encanta e nos toca, já que ela é feita de rupturas, do inédito, do incontrolável, dos sentimentos que todos nós temos.

Literatura é arte e contribui para ampliar nossa visão de mundo e nosso conhecimento sobre a linguagem. Boas experiências e práticas de leitura mudam comportamentos pela conversa e interação que proporcionam.

A literatura nos move, nos tira da zona de conforto e muitas vezes nos mostra o que não sabemos sobre nós mesmos por meio de enredos e narrativas que nos envolvem.

Um bom livro dialoga com nosso mundo interior e, em relação às crianças, ajuda a organizar internamente questões que precisam ser trabalhadas. Isso não significa dizer que a literatura deve estar a favor da psicologia ou qualquer outra área. A gente pode ler pelo prazer da leitura, pela contemplação dela como arte. E por meio dessa experiência, sermos afetados.

“A literatura é essa ferramenta: literatura não se faz com boas intenções, não tem compromissos com modismos, não é para dar lições de vida, e muito menos para reforçar conteúdos escolares. Literatura é linguagem” (LAJOLO, 2012)

Marisa Lajolo (2012) nos diz que o mundo da linguagem é como a pele que nos reveste e é como percebemos o mundo que nos rodeia e como atribuímos sentidos, nos expressando e nos colocando nesse mundo.

Quando uma criança se identifica com uma história específica e nos pede para lermos várias e várias vezes, ela está por meio da linguagem em seu processo de elaboração de questões que estão alheias ao adulto, pois esses tendem a ter visões mais ancoradas e cristalizadas da vida e de seus acontecimentos.

Histórias de lobo, bruxas e vilões nos mostram que a vida é difícil, mas que superamos nossas dificuldades e vivemos aventuras com ajuda.

Ler com a criança e não para a criança – fortalecendo relações e desenvolvendo competência leitora

Qual seria a diferença entre esses termos? E por que um em detrimento do outro? Quando lemos para uma criança, estamos numa relação distante, apenas mostrando o livro sem desfrutar do momento e sem dialogar com a obra. Quando lemos com a criança, mudamos essa experiência por completo. Estamos ali por inteiro dedicados a ela e ao ato de ler.

Dar colo enquanto contamos uma história ao nosso filho ou filha cria vínculo entre o adulto e a criança. As vozes do pai e da mãe são as primeiras que apresentam o mundo às crianças e isso tem uma carga de afeto muito grande. Quando também atrelados ao momento de leitura, as palavras com o carinho ofertado pelo colo e um momento inteiramente dedicado à troca por conta de um livro, torna a experiência da leitura única para ambos.

Já na escola, ler com uma criança significa ter um espaço preparado com cuidado, com o educador próximo à criança e se dedicando a ler, pausar, fazer perguntas e pedir ajuda em determinados momentos da leitura.

Quando lemos junto com os pequenos, comentando e fazendo perguntas, emprestamos nossa competência leitora e também moldamos um pouco dela para eles.

Como escolher os livros para ler?

Diante de tantas opções, como saber se estou escolhendo os livros adequados, não é mesmo?

Não existe uma orientação específica que deva ser seguida à risca. Mas podemos fazer perguntas na hora de escolher o livro até que tenhamos mais segurança nesse processo. A verdade é que escolhemos bons livros quando nos tornamos leitores e ganhamos experiência nisso. É desta forma que criamos parâmetros de comparação. Há livros com muitos atrativos. Mas apontamos duas perguntas bem importantes para ajudar na escolha de livros para um acervo pessoal:

PARA QUE FAÇO ESSA ESCOLHA? →  Para rir? Se divertir? Pensar sobre a vida? 

PARA QUEM FAÇO ESSA ESCOLHA? →  Qual a idade da criança? Quem é essa criança? O que ela gosta e o que não gosta? O que sei sobre ela?

Ressaltamos que escolher livros para uma biblioteca pessoal não é o mesmo que escolher livros para a biblioteca de uma escola. Os critérios de escolha são bem diferentes. Na escola, devemos pensar sobre representatividade, autores que estejam em vários continentes para aumentar o repertório cultural e ampliar a visão de mundo, mescla entre literatura clássica e contemporânea, diversidade (não apenas um tipo de gênero, por exemplo), qualidade da linguagem.

O que fazer depois de ler?

Essa pergunta não tem uma resposta. Podemos fazer alguma coisa ou podemos não fazer nada. Há uma pedagogização da literatura e uma certa tendência em achar que temos que fazer alguma atividade, brincar ou estender a história em outras experiências. Porém, podemos simplesmente ler. Se lemos falando das ilustrações, interagindo, conversando sobre a história e seus personagens, a leitura está sendo rica e não precisa de mais nada além disso.

A criança pode dar pistas do que quer fazer depois da leitura: voltar em um trecho específico, rever ilustrações, conversar, brincar como se estivesse na história, observar a capa, criar a partir da história. Só que ela pode simplesmente querer fechar o livro e fazer outra coisa. Isso não significa que ela não gostou, que a experiência não tenha sido boa e nem que ela não queira voltar a ler o livro de novo.

Dentro do ambiente escolar, podemos querer fazer algo que desperte nela o desejo de ler ainda mais e que desenvolva as competências necessárias para ser um leitor crítico.

Como ler em inglês para as crianças se eu não falar inglês?

Se a família fala inglês, as orientações são as mesmas que foram daqui. Mas e se eu não falar inglês? Ou como posso orientar as famílias dos meus alunos que querem ter essa experiência em casa com as crianças, mas não falam a língua?

É sempre importante orientar as famílias para que não passem a insegurança em não saber a língua para os filhos e filhas. Evitar falas como: “inglês é muito difícil”, “não gosto de inglês”, “nunca vou conseguir aprender essa língua”. O que pode ser feito é pedir para que a criança, quando já alfabetizada, que leia com o adulto. As famílias podem explorar ilustrações juntos fazendo perguntas e as crianças respondendo.

Caso a criança não seja alfabetizada, ouvir em formato de audiobook é uma opção.

De qualquer forma, a experiência não pode ser estressante. E pode ser uma oportunidade para que a família também aprenda um pouco com a criança.

Sugestões de autores para montar uma biblioteca em inglês:

Elencamos oito autores contemporâneos renomados e premiados que são referências em literatura infantil para que famílias e escolas possam aumentar seu acervo de livros em inglês. Colocamos alguns títulos aqui, mas sugerimos que procurem outras obras e conheçam mais sobre eles.

Anthony Browne
Maya Angelou
Hervé Tullet
Oliver Jeffers
Julia Donaldson
Mo Willems
Shaun Taun
Anna Mcquinn

Como montar um espaço de leitura?

Não é preciso muito para convidar as crianças para o momento de leitura. Podemos montar cenas pedagógicas que as instiguem e façam com que queiram ainda mais ler um livro. Em casa, na escola, no parque, não importa! Com poucos elementos, conseguimos atraí-los e transformar esse momento em algo muito especial. Assista ao vídeo para se inspirar para criar espaços aconchegantes para leitura:

Como podem ver pelo vídeo, não é necessário grandes investimentos para ter um espaço de leitura em casa. Criatividade é a chave para criar um bom espaço de leitura.

E não tenha receio em deixar as crianças manipularem os livros. As crianças bem pequenas tendem a colocá-los na boca, por isso há livros mais resistentes para eles.

Crianças pequenas e um pouco maiores, pela observação e também entendimento, já conseguem manipular o livro com mais cuidado. Mas acidentes podem acontecer. O ideal é que se converse sobre a manutenção e zelo com o material. Isso faz parte do processo de construção da competência leitora: manuseio do livro e preservação.

Gostou? Ouça nosso podcast sobre A importância da Literatura na Educação Bilíngue.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Priscilla Lucena
Priscilla Lucena
Formada em Letras e Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Metodologia e Práticas Bi/Multilíngues.
Priscilla Lucena
Últimos posts por Priscilla Lucena (exibir todos)
  • A importância do brincar em contextos bilíngues - 27 de junho de 2022
  • Descubra quais são as tendências pedagógicas - 9 de fevereiro de 2022
  • Como ajudar meu filho a aprender inglês em casa - 25 de janeiro de 2022
Classifique este post!
[Total: 23 Média: 4.8]

Posts Relacionados

  • certificado celta capa ilustração
    Certificado CELTA: por que é tão importante? 

    Minha Jornada Eu tinha 19 anos e estava trabalhando no meu primeiro emprego como professora de inglês, quando respondi "Não, não tenho nem carta!" para um colega de trabalho que me perguntou se eu tinha…

Continue lendo

Artigo anterior Ensino Híbrido, sala de aula invertida e metodologias ativas e suas potencialidades
Artigo seguinte Saiba como aumentar o faturamento da sua escola
Publicado em Criatividade e inovação, Ensino bilíngue e educação, Sem categoria
Marcado em bilíngue, Bilinguismo, bilinguismo na educação infantil, espacodeleitura, leitura, leitura em família, leiturabilingue, literatura, literaturainfantil

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sobre a YOU

Nossos programas bilíngues são alinhados com a BNCC, com o Common European Framework for Languages, com os pilares da educação da UNESCO e oferecem possibilidades diversas de aplicação e implantação, para atender às diferentes necessidades de gestores e educadores de todo o Brasil.

Que tal aprimorar o ensino da sua escola e oferecer educação bilíngue para seus alunos?

Últimos posts

  • acolhimento escolarEducação Infantil: 5 Dicas Fundamentais de Acolhimento Escolar
    By Rachel Maldonado
    9 de agosto de 2024
  • Empoderando Educadores: O Simpósio de Educação Bilíngue como Fonte de Inspiração…
    By Rachel Maldonado
    24 de abril de 2024
  • Nursery rhymes: por que são tão importantes para o desenvolvimento infantil?
    By Rachel Maldonado
    10 de abril de 2024
  • Falar ou não falar 100% em inglês na educação infantil?
    By Rachel Maldonado
    20 de fevereiro de 2024
  • Como a aprendizagem de um novo idioma contribui para o desenvolvimento infantil
    By Bruna Farias
    16 de novembro de 2022

Categorias

  • Criatividade e inovação
  • Ensino bilíngue e educação
  • Eventos
  • Fique por dentro
  • Gestão e desenvolvimento
  • Sem categoria
Copyright © 2025 YOU Bilíngue. Todos os direitos reservados.
Tema Fashify por FRT