Pular para o conteúdo
YOU Bilíngue

YOU Bilíngue

De educadores para educadores

  • Ensino bilíngue e educação
  • Criatividade e inovação
  • Gestão e desenvolvimento
  • Fique por dentro

O que os alunos desenvolvem a partir das aulas de STEAM

Publicado por Bárbara Diasem 30 de março de 20213 de junho de 2024

Que o cenário da educação muda constantemente, a gente já sabe. E podemos acompanhar a cada dia novas estratégias de ensino-aprendizagem surgindo com o intuito de desconstruir cada vez mais aquele modelo antigo e engessado que ainda vem à mente de alguns quando o assunto é escola. Uma dessas novidades (nem tão novidade assim) é a metodologia STEAM.

Popular nos Estados Unidos, STEAM, sigla que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, vem sendo implementada nas escolas e faz sucesso por sua abordagem mão na massa. Como diz a sigla, STEAM aborda de forma integrada habilidades de diferentes áreas, visando melhor preparar os alunos para futuros desafios que enfrentarão na vida cotidiana como cidadãos do mundo.

Hoje sabemos que é impensável querer que o processo de aprendizagem aconteça de forma compartimentalizada. Há um pouco de tudo em tudo. Sabemos também que o mercado de trabalho procura por profissionais que sejam cada vez mais bem preparados no sentido de estarem prontos para qualquer desafio, independentemente de sua formação. E como indivíduos que atuam e agem na sociedade, precisamos ser cada vez mais flexíveis, ágeis e engajados. E é aí que o STEAM se destaca.

Mas como isso é feito?

STEAM trabalha por meio de projetos em que os alunos idealizam, planejam, debatem, visualizam e constroem protótipos, que são então testados. Se eles não funcionarem, os alunos pensam em possíveis soluções de maneira colaborativa. Ao longo do processo, eles interagem, pesquisam e finalmente analisam o resultado de suas criações. Habilidades como pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, empatia e cooperação, entre outras, são potencializadas e os ajudam a ver além da teoria a solução para problemas reais.

E qual o papel do professor na metodologia STEAM?

Durante todo o processo, o professor atua como mediador, guiando e providenciando as ferramentas necessárias para que o aluno consiga a cada aula dar um passo rumo à autonomia. É papel do professor provocar o aluno, propor questionamentos, fazer perguntas e observar enquanto os alunos, de forma colaborativa e também individual, tentam encontrar respostas através da lógica, troca de ideias e constatações.

E quais as vantagens em ter STEAM na minha escola?

Levando-se em conta a metodologia, como ela é aplicada e com qual objetivo, o aluno que tem aulas de STEAM tem inúmeras vantagens. Abaixo, citaremos cinco delas:

  1. Resolução de problemas: o aluno que aprende a visualizar um projeto, pensar em todos os seus aspectos e testá-lo antes de finalizá-lo vai ser um cidadão que certamente terá uma melhor visão panorâmica na resolução de problemas diversos, com maior capacidade de reconhecer desafios, pensar a seu respeito e chegar a possíveis soluções.
  2. Administração de tempo: em um mundo em que tudo é para ontem e que se constrói no imediatismo, trabalhar nas aulas com prazos, colaboração e planejamento dá ao aluno uma melhor noção de como administrar o seu tempo.
  3. Atitude perante erros: atire a primeira pedra quem nunca errou. Erros fazem parte de todo processo e vivenciá-los em sala de aula, lidar com eles de forma natural e pensar sobre o fazer para que eles não se repitam são habilidades que todo cidadão deveria praticar. Erros são etapas previstas e abordadas em uma aula STEAM.
  4. Trabalho em equipe: mesmo os projetos individuais contam com um debate prévio e discussão após sua finalização. Os alunos analisam a produção dos colegas, dizem o que pensam e sugerem alterações e melhorias. Saber trabalhar colaborativamente é uma das habilidades mais importantes atualmente. Um bom líder precisa saber ouvir. Um bom funcionário, precisa saber se expressar e trabalhar de forma colaborativa. Bons cidadãos pensam no bem coletivo, ouvem, aprendem com o outro, incentivam e reconhecem um bom trabalho e boas ações. Tudo isso está presente nas aulas STEAM.
  5. Autonomia: você já reparou que há um tutorial para quase tudo e que lojas DIY (do it yourself – faça você mesmo) estão crescendo? Cada vez mais exige-se de todos um certo grau de autonomia. Ao realizar em aula procedimentos e testes em que devem chegar às suas próprias conclusões, o senso crítico e autônomo é instigado, fazendo com que o aluno perca o medo de tentar, até porque ele já entendeu que errar faz parte do processo.

Esse é um assunto muito rico e que renderia outras boas páginas de leitura com exemplos, vantagens e aplicabilidade na vida para além da sala de aula.

Se você se interessou e gostou de saber sobre essa metodologia já conhecida no mundo e que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil por todos os motivos citados, temos um club STEAM em nossa grade e ficaremos satisfeitos em lhe contar mais sobre ele. Clique aqui e entre em contato conosco!



  • Sobre
  • Últimos Posts
Bárbara Dias
Bárbara Dias
Analista Pedagógico em YOU Bilíngue
Professora há 10 anos. CELTA certified. Tradutora & Intérprete. Entusiasta de novos modelos de ensino.
Bárbara Dias
Últimos posts por Bárbara Dias (exibir todos)
  • O que os alunos desenvolvem a partir das aulas de STEAM - 30 de março de 2021
  • Entenda os diferenciais da Educação Bilíngue - 16 de outubro de 2019
  • Certificado CELTA: por que é tão importante?  - 20 de agosto de 2019
Classifique este post!
[Total: 0 Média: 0]

Posts Relacionados

  • Steam o que é
    Metodologia STEAM: o que é e como aplicá-la?

    A criança que nasce hoje provavelmente trabalhará numa posição que nem existe ainda. Já parou para pensar nisso? Assim como o mundo está em constante evolução, a educação deve passar por transformações e a metodologia…

  • volta às aulas na escola
    Como gerenciar a volta às aulas na escola?

    O período de férias escolares, além de ser um tempo de descanso merecido para professores, gestores e toda a equipe da escola, também é aproveitado para planejar a volta às aulas, tanto para o primeiro…

  • Avaliação e o retorno às aulas em 2021

    A educação foi uma das áreas mais afetadas pela COVID-19 e estamos naquele momento em que pensamos no ano seguinte. Coordenadores, diretores e educadores estão empenhados em planejar o próximo ano e por isso, a…

Continue lendo

Artigo anterior Cinco benefícios do teatro na escola
Artigo seguinte Plano de aula como aliado no dia a dia do professor bilíngue
Publicado em Criatividade e inovação
Marcado em metodologia steam, metodologias ativas, metodologias ativas de aprendizagem, steam

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sobre a YOU

Nossos programas bilíngues são alinhados com a BNCC, com o Common European Framework for Languages, com os pilares da educação da UNESCO e oferecem possibilidades diversas de aplicação e implantação, para atender às diferentes necessidades de gestores e educadores de todo o Brasil.

Que tal aprimorar o ensino da sua escola e oferecer educação bilíngue para seus alunos?

Últimos posts

  • acolhimento escolarEducação Infantil: 5 Dicas Fundamentais de Acolhimento Escolar
    By Rachel Maldonado
    9 de agosto de 2024
  • Empoderando Educadores: O Simpósio de Educação Bilíngue como Fonte de Inspiração…
    By Rachel Maldonado
    24 de abril de 2024
  • Nursery rhymes: por que são tão importantes para o desenvolvimento infantil?
    By Rachel Maldonado
    10 de abril de 2024
  • Falar ou não falar 100% em inglês na educação infantil?
    By Rachel Maldonado
    20 de fevereiro de 2024
  • Como a aprendizagem de um novo idioma contribui para o desenvolvimento infantil
    By Bruna Farias
    16 de novembro de 2022

Categorias

  • Criatividade e inovação
  • Ensino bilíngue e educação
  • Eventos
  • Fique por dentro
  • Gestão e desenvolvimento
  • Sem categoria
Copyright © 2025 YOU Bilíngue. Todos os direitos reservados.
Tema Fashify por FRT