Um professor que sabe onde quer chegar e quais caminhos deve tomar é um profissional que tem segurança na prática escolar. E contar com o plano de aula como aliado na sua rotina é a melhor forma de se organizar e cumprir com o seu planejamento educacional para o ano letivo.
Antes de tudo, é importante saber diferenciar os conceitos de planejamento e plano, que ainda são bastante confundidos no contexto escolar. Planejar é algo natural do ser humano quando nos dispomos a fazer qualquer coisa. Trata-se de idealizar e se organizar para alcançar ou realizar algo.
Já o plano é o resultado do planejamento. Nesse caso, o plano de aula é um documento formal, com a estratégia formalizada e organizada pelo professor.
É por meio dessa ferramenta que se obtém clareza e objetividade sobre as ações educativas. Com ele, o professor consegue passar confiança para todos os atores da comunidade escolar, desde os alunos, coordenadores e diretores até os pais dos alunos sobre a sua atuação em sala de aula.
Então, vamos abordar neste artigo a importância do planejamento educacional e da montagem adequada do plano de aula para obter êxito no processo de ensino-aprendizagem e um melhor aproveitamento dos alunos no dia a dia escolar.
“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.”
Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas)
Qual a importância do plano de aula?
O plano de aula é um instrumento essencial de trabalho para o professor atuar de acordo com o objetivo a ser alcançado e a metodologia prevista no planejamento. Portanto, a elaboração desse documento deve ser criteriosa, a fim de atender às especificidades das diferentes turmas e aprimorar a sua prática pedagógica.
Porém, ainda que se saiba da importância do plano de aula para nortear as ações em sala e tornar o processo de ensino mais eficiente, essa prática continua sendo negligenciada por muitos professores.
Há profissionais que ainda optam por aulas improvisadas, o que acaba por prejudicar a aprendizagem dos alunos, o ambiente da sala de aula e o acompanhamento adequado do conteúdo.
A falta de um plano de aula desencadeia uma série de problemas, como aulas monótonas e atividades desorganizadas, incompatíveis com o tempo disponível e, consequentemente, desestimulantes para os alunos, que acabam perdendo o interesse no conteúdo.
“Não se pode improvisar a educação, seja ela qual for o seu nível.”
Egídio Schmitz (Livro Fundamentos da Didática)
O que deve conter no plano de aula?
Dentro da esfera do planejamento de ensino, existe o planejamento de curso, o planejamento de unidade e o planejamento de aula. O planejamento de curso dá origem ao plano de ensino, que é referente a todo o ano letivo.
O planejamento de unidade resulta no plano de unidade ou na chamada sequência didática, que se trata de um plano para todo o conteúdo e é pautado nas competências e habilidades que se quer desenvolver.
Já o planejamento de aula é o que permite avançar para a elaboração do plano de aula, servindo como um aliado no dia a dia do professor, e é formulado em cima do objetivo para cada aula.
Para uma elaboração eficiente do plano de aula, é imprescindível levar em conta alguns elementos e aspectos fundamentais:
- Clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecer os recursos disponíveis na escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo a ser ministrado.
“A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.”
Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna
(Livro Por que planejar? Como planejar?)
Articulando a teoria e prática
O professor que desenvolve um planejamento crítico, reflexivo, e, portanto, conta com um bom plano de aula, sabe exatamente as etapas pelas quais ele deve passar e o que o seu aluno precisa aprender. Com a segurança de quem sabe o que faz e para onde está indo, o profissional compreende que não irá titubear ao longo do processo.
Entretanto, é comum que muitos professores ainda busquem por um plano de aula pronto e o utilizem sem fazer ajustes e adaptações para sua turma e realidade escolar. Ou, então, fazem o mau uso dos materiais didáticos, apenas dividindo o seu conteúdo, a partir de um apanhado geral, e aplicando-o no tempo disponível com os estudantes. Então, de forma equivocada, eles consideram essa prática um plano de aula.
“Muitas vezes os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didático. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. Deixam de planejar seu trabalho a partir da realidade de seus alunos para seguir o que o autor do livro considerou como mais indicado.”
MEC
(Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos – Avaliação e Planejamento)
Afinal, o professor precisa conhecer e tomar como base a realidade da escola onde ele atua e o que ela oferece em termos de recursos, a turma com a qual irá trabalhar, o tempo disponível para cada um dos conteúdos, o cronograma para chegar ao seu objetivo e o que se tem planejado para cada semana, mês e bimestre.
Além disso, ele sempre deve considerar o uso de metodologias diversificadas e inovadoras, sistematizar as atividades com o tempo, ser flexível frente a situações imprevistas sem perder o foco, realizar pesquisas a fim de acessar diferentes referências e fontes de busca, assim como, elaborar o plano de aula de acordo com a realidade sociocultural dos alunos.
Portanto, fazer um planejamento eficiente das aulas, a partir do cenário escolar aliado à adoção de novas metodologias – filmes, músicas, jogos, atividades on-line, aulas práticas –, é algo que contribui para o engajamento dos estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem e, como consequência, resulta em aulas mais satisfatórias e proveitosas.
Plano de aula para o professor bilíngue
A construção de propostas didáticas para uma sala de aula bilíngue também engloba uma série de elementos que descrevem a dimensão do trabalho do professor em sala de aula, como:
- Assunto;
- Necessidade;
- Objetivo;
- Metodologia;
- Tarefa;
- Recursos;
- Tempo;
- Avaliação;
- Observação.
Principalmente na elaboração do plano de aula para educação infantil bilíngue entram diversos aspectos inerentes a esse método de ensino, como as atividades que envolvem experiências práticas, interação dos alunos com o seu meio social, mediação (do educador, colega ou recurso de sala), interação com os seus pares para resolver uma questão, uso de materiais manuseáveis, exploração de brincadeiras e o estímulo ao diálogo entre os alunos.
A equipe pedagógica da YOU preparou um Kit com 8 modelos de Planos de Aula prontos para professores bilíngues, que você poderá conferir e baixar clicando aqui:
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Com certeza, esse material irá te ajudar a nortear o seu planejamento e também na elaboração do seu plano de aula de inglês de acordo com a BNCC, com mais segurança e eficácia.
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