Pessoas que sabem se expressar em, pelo menos, dois idiomas diferentes são consideradas bilíngues. Mas afinal, como isso interfere no desenvolvimento humano?
Pesquisas comprovam que os benefícios do bilinguismo se estendem a outras áreas além do desenvolvimento pessoal, como saúde e comunicação.
A pessoa que fala mais de um idioma tem mais facilidade de resolver problemas, aumento da perspectiva individual, enriquecimento do vocabulário e, a longo prazo, o bilinguismo reflete até na saúde. Isso acontece porque o bilinguismo estimula mais o cérebro e, por isso, leva mais tempo para a pessoa desenvolver doenças como o Alzheimer, por exemplo. Outro fator positivo para a saúde de um indivíduo bilíngue é que o seu cérebro se recupera de danos de maneira mais rápida do que o de pessoas que não são bilíngues.
Com tantos benefícios, como saber qual o momento ideal para começar a aprender inglês?
Já entendemos que o conceito de bilinguismo e que ele é benéfico para o indivíduo, pois ele estimula mais funções do cérebro. Mas como saber qual é o momento ideal para aprender inglês?
As crianças têm muita facilidade em aprender novas línguas, principalmente entre os dois e quatro anos de idade, pois nessa fase existe uma janela crítica de formação no cérebro e as suas habilidades da primeira língua ainda estão em desenvolvimento, por isso, elas estão mais abertas às descobertas. Assim, crianças dessa faixa etária têm uma abertura para o aperfeiçoamento da linguagem.
Com a inclusão da língua inglesa no dia a dia dos pequenos, eles adquirem o idioma de uma maneira mais profunda, natural e intuitiva, tornando a aprendizagem em inglês um processo inconsciente. Para estimular esse aprendizado, é importante proporcionar maior contato das crianças com pessoas bilíngues e criar oportunidades para que elas percebam o quanto é valioso aprender inglês. Além da exposição, é importante que ela tenha oportunidades para usar o inglês em atividades e contextos significativos, bem como praticá-lo em diversos ambientes.
Ademais, a educação bilíngue desenvolve as crianças nos aspectos acadêmico e social, pois o bilinguismo aumenta a flexibilidade do cérebro, melhora o raciocínio e desenvolve as habilidades emocionais, cognitivas, motoras e de concentração da criança.
Assim, é notório que aprender inglês desde cedo desenvolve melhor as funções comunicativas e cognitivas da criança, além de contribuir para adquirir consciência cultural, ampliar horizontes, permitir maior acesso à informação e oportunidades futuras de estudo e trabalho.
E como o cérebro da criança aprende?
O cérebro humana funciona igual a um músculo. Isso significa que quanto mais ele é estimulado e usado, mais ele se torna flexível e maior. Por isso, estimular o cérebro a aprender coisas novas é muito importante para o desenvolvimento humano.
O bilinguismo pode ser considerado um exercício para o cérebro, pois para aprender inglês, por exemplo, é necessário que o cérebro se esforce mais para reconhecer e aprender novos significados. Dessa forma, aprender inglês contribui para o desenvolvimento das habilidades de concentração e aprendizado do cérebro.
No caso das crianças com menos de quatro anos, cientistas descobriram que influências exteriores têm o seu maior impacto nesse período, que é quando as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar novas palavras. O cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida, o que ratifica que as influências ambientais sobre o desenvolvimento do cérebro é mais forte na infância.
Isso explica porque a imersão de crianças em uma escola bilíngue antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas. Por isso, estimular a aprendizagem em inglês nesse período é extremamente benéfico.
E como os idiomas moldam o nosso jeito de pensar?
Todos nós somos capazes de pensar e se comunicar, compartilhando ideias e conceitos com outras pessoas. Os idiomas, que são vivos, são a ponte dessa comunicação e podem ser adaptados as nossas necessidades.
A cientista cognitiva, Lera Boroditsky, compartilhou seus conhecimentos em uma palestra sobre a diversidade linguística e revelou o quão engenhosa e flexível é a mente humana. Há cerca de 7 mil idiomas falados no mundo que se diferem pelos seguintes aspectos: sons, vocabulários, estruturas, gêneros e cores.
Todas essas diferenças modelam a maneira como nós pensamos e refletem na consciência que temos de tempo e espaço.
Mas como essas diferenças interferem em nossas habilidades linguísticas?
Alguns idiomas não têm palavras definidas para números, outros diferem no modo como o espectro de cores é dividido enquanto outros apresentam diferenças de gênero.
Essas distinções influenciam na capacidade cognitiva entre os idiomas, ou seja, o cérebro aprende a reagir de uma forma ou de outra dependendo dos estímulos que ele sofreu durante o processo de aprendizado da língua. Como consequência, a descrição de eventos é diferente dependendo da língua usada, pois a construção linguística é específica para cada idioma. Ademais, há implicações pessoais que inferem nos sentimentos como culpa, memória e até punição por conta da vivência em determinado idioma. Tudo isso porque cada idioma estimula o indivíduo a pensar de um jeito diferente.
Nessa linha, pessoas que falam mais de um idioma prestam atenção em diferentes aspectos considerando a língua que está sendo usada. Como consequência, o cérebro bilíngue sofre mais estímulos e se desenvolve mais.
Confira a palestra na íntegra!
Então, o bilinguismo é, de fato, benéfico ao desenvolvimento humano?
Ser fluente em duas línguas traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento humano, tanto no aspecto intelectual quanto no aspecto físico, pois a longo prazo o bilinguismo influencia até na saúde pessoal.
Aprender inglês desde a infância ajuda no desenvolvimento da criança de diversas maneiras, desde melhorar as funções comunicativas e cerebrais até obter melhores oportunidades de estudo e trabalho no futuro, ampliando os horizontes de forma global.
Segundo Geiry Amaral, especialista em bilinguismo e diretora pedagógica da YOU Bilingual Education —instituição que desenvolve programas bilíngues para escolas regulares —, “crianças têm mais facilidade em aprender um segundo idioma enquanto suas habilidades da primeira língua ainda estão em desenvolvimento. Nessa fase, tudo é descoberta e os diferentes sons, texturas, cores, músicas, jogos e brincadeiras são partes integrantes do processo de aprendizado dos pequenos”.
Com tantos argumentos favoráveis ao bilinguismo, você vai esperar o quê?
Se você quiser conhecer mais sobre a YOU e nossos programas bilíngues, acesse o nosso site ou entre em contato conosco!
- Você sabe o que é bilinguismo e quais são seus benefícios? - 27 de novembro de 2018
- Ensino de inglês para crianças, a importância das atividades extracurriculares nas escolas. - 22 de novembro de 2018
Adorei a matéria. Foi muito produtivo para mim.
Olá Daiane, boa tarde!
Ficamos felizes com o seu comentário! 🙂
Continue acompanhando o nosso blog, sempre teremos novidades!
Um abraço,
TEAM YOU
Nossa que artigo maravilhoso. Tem mais alguma coisa. Vou escrever sobre isso, no meu TCC
Olá Eliane, bom dia!
Que bom que gostou!
É uma satisfação saber que estamos contribuindo com o conhecimento sobre o ensino bilíngue!
Um abraço,
TEAM YOU
Pingback: 3 passos para implementar um programa bilíngue na sua escola | YOU - Bilingual Education
Pingback: Mudanças na educação: como isso afeta nossa forma de ensinar? | YOU - Bilingual Education
Pingback: Vantagens do bilinguismo na educação infantil | YOU - Bilingual Education
Hello brother, good night, estive lendo a metodologia da you bilingue, e gostei do método de ensino é o caminho da nova educação para o século XXl,
Muito obrigado Haroldo, ficamos muito felizes que gostou!
Temos um e-book que fala um pouco mais sobre educação bilíngue, convido você a conhecer: https://bit.ly/35lMv3b
Um abraço.
Pingback: Educação Bilíngue, possibilidades e desafios no Brasil