O ano de 2020 chegou e, com ele, o prazo limite para as escolas se adequarem seus currículos e garantir os direitos pedagógicos e de desenvolvimento a todos os alunos, a partir das competências gerais da BNCC. Foram anos de discussão, com o envolvimento de diversos governantes e gestores, além das milhares contribuições advindas de consultas e audiências públicas, para se chegar à sua versão atual.
O objetivo geral da BNCC consiste em garantir os conhecimentos mínimos a todos os estudantes da educação básica, tanto nas escolas públicas quanto particulares, para que todos tenham as mesmas oportunidades. Para saber mais sobre isso, acesse o artigo completo que preparamos O que é BNCC na educação infantil.
Neste artigo, vamos destrinchar as dez competências gerais da BNCC para a educação básica e exemplificar como explorar as competências gerais e específicas dentro das diversas áreas de conhecimento, nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar.
Conhecimento
A primeira das competências gerais da BNCC é o Conhecimento, que deve influenciar diretamente todos os componentes curriculares. Ela trabalha as questões da valorização e utilização dos conhecimentos sobre o mundo, a fim de habilitar os estudantes a entender, explicar e intervir na vida real. Para isso, é essencial que eles aprendam a buscar informações – questionar, pesquisar, fazer a curadoria – e, assim, aplicá-las em projetos ou mesmo na prática.
Nesse contexto, entra o aspecto da metacognição, no qual o aluno passa a refletir sobre a aprendizagem, criando uma consciência sobre os seus processos e conteúdos. Então, ele passa a pensar em questões como “O que estou aprendendo?” e “Como eu aprendo?” até “Por que estou aprendendo?”. Vale ressaltar a importância do desenvolvimento de um currículo que, de fato, desperte a motivação e o interesse dos alunos, levando-os a construção do conhecimento contextualizado à sua realidade.
Pensamento científico, crítico e criativo
Essa competência também é ligada a todos os componentes curriculares e é referente ao desenvolvimento do pensamento científico, da criticidade e criatividade, com o objetivo de trazer essas aptidões para a realidade, a partir da investigação de fenômenos, questionamentos, formulação de hipóteses, interpretação de dados e resolução de problemas. Seja na área de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática, essa competência aborda o uso da lógica, intuição e dedução para investigar, assim como a obtenção de conclusões baseadas em evidências e a sua síntese por meio de experimentos.
Especificamente para o aspecto criativo, o currículo deve prever a prática de explorar ideias e, também, de propor novas soluções.
Repertório cultural
Dentre as competências gerais da BNCC está a expansão do repertório cultural, que tem uma correlação mais estreita com as áreas de linguagens e ciências humanas e trata da valorização, fruição e produção da arte e cultura. Essa competência promove o desenvolvimento das habilidades de se expressar, através da arte e cultura, e a construção da própria identidade, trabalhando a dimensão da multiculturalidade no País e no mundo, despertando, assim, o senso de pertencimento.
Na área das ciências humanas, principalmente, é indispensável integrar o tema da diversidade e ampliar as discussões para tópicos como respeito, valorização das diferenças e o entendimento sobre a origem dos conflitos.
Comunicação
A comunicação estabelece o uso de diversas linguagens que resultem no entendimento mútuo entre os alunos, abrangendo as habilidades de escutar, absorver e se interessar pelas colocações do próximo, com respeito e abertura. Além disso, essa competência prevê a capacidade de expressão verbal e escrita, por meio de debates, trocas de experiências, ideias e sentimentos.
Cultura digital
Assuntos como a ética, capacidade de filtrar informações e também produzir conteúdos adequados entram na competência da cultura digital. Aqui, a proposta é que os alunos sejam orientados quanto ao uso das novas tecnologias e também entendam o seu impacto no mundo.
Então, na matemática, por exemplo, pode ser bastante explorado o universo da programação, enquanto nas áreas de ciências humanas, de linguagens e ciências da natureza os assuntos sobre ética, comportamento e efeitos na sociedade são fundamentais.
Trabalho e projeto de vida
As decisões sobre a vida pessoal e profissional devem ser pautadas na ética, autonomia e liberdade e é sobre isso que a competência trabalho e projeto de vida trata. Daí a importância de promover a organização dos estudos e o planejamento para alcançar os objetivos de vida e a conquista dos sonhos.
De acordo com a diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento pela Base, Anna Penido, diversas redes e escolas desenvolveram atividades especiais em estudo dirigido ou projeto de vida para trabalhar com essa competência, mas ela afirma que também pode fazer parte do currículo, em especial nas áreas de ciências humanas e de linguagens.
“O importante é que o currículo preveja momentos intencionais para que de fato os estudantes possam pensar sobre as suas potências, sobre os seus desejos e como eles vão realizar tudo isso, tanto no nível pessoal quanto profissional e da cidadania, da sua atuação social.”
Anna Penido
Argumentação
Essa é mais uma das competências curriculares que abrangem as áreas de ciências humanas, ciências da natureza e linguagens. A capacidade de argumentar devidamente leva em conta o aspecto da fundamentação e habilita os alunos a defender suas ideias e debater, a partir dos princípios de direitos humanos, socioambientais, éticos e de responsabilidade.
Igualmente importante é promover o confronto de ideias, não de pessoas, com debates enriquecedores e baseados em evidências.
Autoconhecimento e autocuidado
Relacionada principalmente com a educação física e as ciências da natureza, o autoconhecimento e autocuidado geralmente são orientações já trabalhadas na escola de forma indireta. Essa é uma das competências gerais da BNCC que visa proporcionar ao estudante o conhecimento de si, inclusive as observações do corpo em crescimento, e os cuidados com a sua saúde física e emocional, evitando riscos potenciais e a busca pela qualidade de vida.
Nas disciplinas de artes e ciências humanas, por exemplo, podem ser levantadas questões de autoconhecimento, como construção de valores e da identidade, além de abrir caminhos para a reflexão sobre vulnerabilidades e pontos fortes, contribuindo para a construção da autoestima.
Empatia e cooperação
Essa competência envolve tanto a prática pedagógica quanto o ambiente escolar e tem a ver com os princípios da empatia e colaboração nas relações sociais, levando em consideração o respeito, o diálogo, o reconhecimento da diversidade e a resolução de conflitos.
Então, entram nos currículos escolares, por exemplo, as capacidades de compreensão do outro, colaboração e convivência, podendo chegar a discussões sobre esses atributos num âmbito mundial, identificando conflitos existentes e como agir perante certas circunstâncias.
Responsabilidade e cidadania
A décima e última da lista de competências e habilidades da BNCC tem o objetivo de capacitar os alunos para agirem com solidariedade, justiça, ética e responsabilidade social e ambiental, possibilitando a participação em atividades que exerçam a cidadania.
Apesar de essa competência envolver todas as áreas de conhecimento, é fundamental que a disciplina de ciências humanas, por exemplo, apresente os direitos e deveres de todo cidadão. Assim como os currículos de artes, educação física e ciências da natureza abordem a importância da tomada de decisões nos campos social e ambiental, explanando sobre as consequências dessas ações para si e para o mundo.
Para saber mais, confira os aspectos gerais da BNCC e entenda qual a importância da Base na educação infantil, com um breve resumo da BNCC.
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Excelente artigo!!
Oi Amanda! Que bom que gostou! 🙂
Ótimo artigo, me ajudou muito, obrigado.
Ficamos muito felizes em ajudar, Luciane! Conte com a gente. 💜
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