Uma de nossas maiores preocupações é dar o melhor apoio possível às escolas parceiras. Durante a pandemia, essa preocupação redobrou porque acreditamos que time que faz junto, faz mais e melhor, mas como fazer quando trabalhamos com muitas escolas, de estados, cidades e realidades diversas?
Iniciar o processo de adaptações para o virtual, em março, foi muito desafiador porque todos fomos pegos de surpresa — nós não tínhamos experiência e nem respostas que pudessem nortear com segurança. O que fazer?
Decidimos que se não podíamos ancorar em algum lugar com segurança e apontar o caminho, podíamos navegar junto e caprichar na comunicação, para que todos estivéssemos partilhando nossas melhores práticas e, deste modo, sempre oxigenando ideias, sugerindo caminhos, apontando possibilidades.
Eis aqui o relato de duas escolas parceiras que gostariam de compartilhar suas práticas com outras escolas.
❝ Quando a paralisação das escolas foi anunciada, a preocupação veio junto. Como adaptar as aulas bilíngues de educação infantil em aulas virtuais, como continuar exercitando a prática da língua sem a vivência, como será o cenário durante as próximas semanas, que acabaram se estendendo por meses? Essas e muitas outras questões ganharam prioridade no planejamento das aulas.
A escola em que trabalho só atende a Educação Infantil, os alunos têm no máximo 6 anos de idade e, muitos deles, cursavam seu primeiro ano em um aprendizado bilíngue — o que tornou o desafio muito maior. Como fazer para que essas crianças, tão novas, continuem interessadas e, principalmente, aprendendo uma segunda língua?
Imediatamente, a Central Pedagógica da YOU e os coordenadores das escolas parceiras, começaram a arquitetar um projeto maravilhoso de conteúdo online. Atividades fáceis que podiam ser reproduzidas em casa, até mesmo sem a necessidade da supervisão de um adulto.
O tempo de isolamento prorrogou e dessa forma os obstáculos tornavam-se mais desafiadores, nossa escola elaborou um plano de ensino virtual, e permitiu que encontros semanais entre professores, alunos e pais, fossem feitos através de aplicativos.
Desta forma, os professores gravam vídeos curtos sobre o conteúdo, onde consta vocabulário, brincadeiras, jogos, músicas, e atividades das diferentes áreas do CLIL. Os vídeos gravados e alguns vídeos complementares indicados pelos professores, são enviados para os pais, como preparação para os encontros virtuais por aplicativo, que ocorrem duas vezes por semana, durante 40 minutos cada. Nos encontros virtuais, os professores socializam com os alunos, retomam o conteúdo dos vídeos e fazem uma breve atividade em grupo. Para finalizar, fazem o registro no livro didático. Todo esse conteúdo é extraído do plano de aula presencial, e adaptado para aulas virtuais.
A Central Pedagógica da YOU apoiou e autorizou o plano de ensino virtual e oferece apoio à equipe, e formação dos professores através de lives e webinars com conteúdo relevante para práticas pedagógicas.
Uma atividade que os alunos gostaram bastante, foi um vídeo sobre “caça ao tesouro”. O vocabulário trabalhado era “clothes”. Apresentei algumas peças de roupas, conforme falava o nome da roupa, em um passe de mágica eu vestia essa roupa, e dava um tempo para eles encontrarem a mesma peça de roupa. Pedi para que eles levassem essas peças para o encontro virtual e mostrar para os amigos, descrevendo cada peça. Desta forma, eles aprenderam, se divertiram, e produziram a linguagem.
O feedback das famílias foi bem positivo, eles enviam fotos das atividades realizadas, áudio dos filhos produzindo linguagem e vídeos. Depois que colocamos esse plano de ensino virtual em prática, o índice de cancelamento de matrícula diminuiu consideravelmente. ❞
Relato de Andressa Cristina, coordenadora e professora da Escola Infantil
Primeiros Passos, em Santos – SP.
❝ Assim que as aulas foram suspensas nossa escola criou grupos no Whatsapp para comunicação e compartilhamento de conteúdo com as famílias e alunos. As professoras gravavam suas aulas, postavam no YouTube e compartilhavam no grupo de acordo com o dia e horário de aula. Seguimos da mesma forma com o programa bilíngue neste momento.
As turmas de Kids 4 e 5 rendiam muitas mensagens no grupo, pois eles faziam a interação por mensagens e áudios e devolviam as atividades muito bem. Mas para os que não podiam estar online no momento da aula, acabavam se perdendo em tantas mensagens. Foi então que adotamos o Padlet como organizador. Os vídeos permaneceram sendo postados no Youtube, mas agora usando Padlet o conteúdo permaneceu organizado e de fácil acesso a todos. Os alunos conseguem encontrar todas as aulas em um só lugar.
Com o passar do tempo percebemos que a interação ao vivo se fazia necessária, então optamos por fazer aulas através do Zoom. Nossa aula regular se dá das 9h30 às 12h, mas essa carga horária de tela seria muito alta, por isso optamos por fazer 2 chamadas de 40 minutos aproximadamente, iniciando 10h30, com intervalo entre 11h10 e 11h20, e finalizando às 12h.
Para os alunos que não podem participar, as professoras continuam gravando as atividades e postando na plataforma Padlet (e estes vídeos podem ser uma parte da gravação da aula ao vivo, ou a professora explicando qual a atividade deve ser feita).
Nossos alunos e familiares demonstram estar felizes com o método adotado – alguns alunos já até disseram preferir aulas online ao invés de presencial! Abaixo selecionamos alguns depoimentos de mães:
❝O ensino Bilíngue adaptado à nova realidade tem ajudado minha filha a participar de uma maneira mais leve e sem perder o aprendizado. A maneira das aulas simultâneas favoreceu o interesse dela em continuar com o estudo. Já está bem adaptada a essa metodologia adotada.❞
– Paola, mãe de aluna no Kids 2.
❝Isabella tem aproveitado bastante as aulas mesmo sendo via Internet, seu vocabulário e entendimento vem evoluindo cada dia mais. A atenção da teacher e interação está de parabéns, não só ela como toda a escola. Como mãe estou muito satisfeita com as aulas e evolução da minha filha.❞
– Nathalia, mãe de aluna no Kinder 1.
❝Sou a mãe do Théo e do Nícolas, e nesse período de quarentena eles têm se desenvolvido muito bem nas aulas do bilíngue, o Théo é uma criança mais tímida e com as aulas neste formato ele ficou mais ativo nos encontros e com mais vontade de participar das aulas. O Nícolas é mais velho e adorou o formato também.❞
– Talitha, mãe de alunos do Kids 3 e Teens 1.
Relato de Natália Alves Antônio, coordenadora e professora do Colégio
Ambiente do Saber, em Guarujá – SP.
Somos postos à prova quando nos deparamos com o desafio de colocar em prática tudo o que aprendemos ao longo do tempo de uma forma diferente e inesperada. Temos certeza que este é um momento ímpar na vida de todos nós, inclusive na docência. Para nós, da YOU, é uma grande alegria apoiar equipes tão motivadas e tão comprometidas com a educação!
E, para encerrar, o que sempre lembramos aos parceiros: caminhamos juntos! ♥
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