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Por que você deve gerenciar seu tempo?

Publicado por Heloisa Busquimem 2 de setembro de 20205 de junho de 2024

O gerenciamento de tempo não é apenas para quem trabalha ou está começando a trabalhar agora em home office. Isso é algo que muita gente utiliza em seu dia a dia para se organizar e desempenhar melhor as suas atividades, incluindo também questões de produtividade nestas tarefas.

Geralmente, quando percebemos um certo volume de coisas para se fazer em nossa rotina, costumamos pensar que estamos sobrecarregados e saímos falando a famosa frase: “estou sem tempo”.

Ter muitas coisas para fazer não necessariamente nos faz ficar sem tempo. Muitas vezes não organizamos direito o nosso tempo disponível para desempenhar essas atividades e é essa má organização que nos dá essa sensação de “Meu Deus! Tenho muita coisa pra fazer e tão pouco tempo!”

É para tirar essa sensação da sua cabeça que vamos dar algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa e assim você aprenderá a organizar melhor seus horários.

Delimite quando você inicia e finaliza seu horário de trabalho.

Sabemos que passamos boa parte do nosso dia trabalhando e muitas vezes, principalmente para quem é empreendedor, autônomo ou trabalha em home office, ultrapassamos o tempo que foi planejado. Isso é mais comum do que se pode imaginar, então se já aconteceu com você, não se preocupe.

O que queremos aprender com isso é saber conciliar nossos horários profissionais e pessoais para que nossas vidas também não se tornem algo insano! Não queremos ninguém doente, não é mesmo?

Comece destacando seu horário de trabalho em sua agenda, alarmes, post-its, aplicativos, etc. Qualquer lugar que funcione e seja melhor para você e tente respeitar esses delimitadores. Ter tempo para passar com a família ou para cuidar de si mesmo é fundamental.

Dentro do tempo de trabalho, se conheça muito bem para que tenha um boa produtividade.

Como assim?
Com certeza você já deve ter conhecido alguém (pode até ser você mesmo) que já te disse que acordou 4h da manhã para ir a academia e se sentiu mais disposto durante o resto do dia para trabalhar do que se tivesse acordado às 7h. Interessante, mas é mito!

Não é porque para a maioria das pessoas que te cercam funciona que você precisa aderir a essa mesma rotina.
O que você precisa ter em mente é que cada pessoa funciona de uma forma e cada uma tem seus próprios horários de “pico de produtividade”. Uns serão mais produtivos de manhã, outros à noite e assim vai. O legal é você se permitir descobrir quais são seus horários em que possui mais energia e disposição para considerar esse tempo de produtividade que tanto busca.

Procure utilizar ferramentas que te ajudem a organizar suas tarefas do dia-a-dia.

Falhas são humanas e esquecimentos também! Podemos até lembrar de cabeça o que temos que fazer durante a semana, mas em algum momento isso pode falhar e até mesmo para que você mantenha uma certa disciplina com suas tarefas, principalmente no trabalho, é legal ter suas tarefas em algum lugar onde você possa ver e com isso possa medir seus progressos e fazer alterações, se necessário.

Mas como fazer isso?
Boa parte das ferramentas virtuais possuem o mesmo padrão:

  • Lista de tarefas;
  • Indicar o prazo de entrega dessas tarefas;
  • Quem serão os responsáveis envolvidos para concluir essas tarefas;
  • Colunas de progresso: pendentes, em andamento, concluídas.

Algumas podem até ter alguns diferenciais de layout e outros recursos para melhor organização do visual, mas o intuito é bem similar.

Se você não é adepto às ferramentas virtuais e acha que elas mais atrapalham do que ajudam, não tem problema e você não está sozinho!

Há outros meios que você pode utilizar, como por exemplo, uma agenda física, bullet journal, post-its que você pode colar no seu computador, mesa ou parede.

Encontre um método que você mais goste e funcione para você, mas, lembre-se: não deixe tudo na sua cabeça!

Dica extra sobre isso: não planeje 100% da sua semana. Imprevistos podem acontecer e você poderá ter que encaixar atividades mais urgentes no dia planejado e remanejar outras atividades para outro dia.

Faça exercícios físicos e pequenas pausas.
Mesmo que você não goste, seu corpo e mente agradecem!
É o que chamamos de “espairecer a cabeça”. Pausas são necessárias para que nosso cérebro também possa respirar e nada melhor do que uma boa caminhada ao ar livre e pequenas pausas ao longo do dia.

Se você não gosta de nenhum tipo de exercício, ou prefere não sair de casa, pode fazer essa pausa com alongamentos, yoga, meditação, tomar um cafezinho, ou até mesmo cuidar das suas plantinhas ou brincar com seu pet.

Você notará uma boa diferença na sua rotina após aplicar essas dicas.
Não se preocupe se no início você estiver com aquela super vontade de fazer e de um dia pro outro ela sumir, isso é normal, você está aprendendo a se organizar com seu próprio tempo, e sim, é preciso tempo para se adaptar a isso!
Mantenha a persistência e sempre atualize suas atividades.
Essas dicas podem ser aplicadas tanto para seu trabalho quanto para as tarefas relacionada à sua vida pessoal (cursos, tarefas de casa, passar um tempo com a família, levar o pet para passear, academia, etc.).

Espero que tenham gostado e que coloquem em prática. Depois me contem aqui nos comentários como está sendo essa adaptação com essas dicas, o que deu certo, o que não deu e as ferramentas que vocês escolheram utilizar para ajudar no seu gerenciamento de tempo!

Um grande abraço!

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Marcado em diaadia, gerenciamento, gerenciamentodetempo, homeoffice, organização da rotina, organizar rotina, tempo, trabalhoremoto

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