O período de férias escolares, além de ser um tempo de descanso merecido para professores, gestores e toda a equipe da escola, também é aproveitado para planejar a volta às aulas, tanto para o primeiro quanto segundo semestre.
Assim, esse é o momento oportuno para uma análise dos períodos anteriores e uma avaliação da equipe escolar sobre as suas práticas pedagógicas e planos de aulas, a fim de tomar as melhores decisões e alcançar a excelência no ensino.
Além da área pedagógica, ainda podem ser identificadas necessidades de mudanças ou adaptações nos âmbitos físico e administrativo, sempre visando o bom proveito das atividades escolares.
Preparando o terreno
Aproveitar a ausência dos alunos nesse período de férias para realizar reformas e reparos na escola é a melhor forma de evitar transtornos. Não só a manutenção da parte estrutural, mas nos equipamentos, como computadores e roteadores de internet, vistoria e restauração de lousas e carteiras, aquisição de suprimentos, entre outras necessidades. Pode parecer óbvio, mas checar a limpeza geral da instituição antes do ingresso dos alunos também é oportuno, isso inclui caixas d’água, filtros e bebedouros, aparelhos e utensílios diversos.
Além disso, é importante se atentar aos prazos de conclusão das obras de maior complexidade, para que não prejudique a volta às aulas.
Vale também pensar em ações ou até mesmo alguns mimos de lembrança de volta às aulas. Isso fortalece a relação entre a escola e os alunos, além de reforçar a presença da instituição com as famílias.
Revisando o Projeto Político-Pedagógico (PPP)
O PPP é o documento que rege todo o andamento da escola, com planejamentos, metas, grade curricular e normas a serem seguidas, não só por parte dos professores e gestores, mas também contempla a atuação de todos os funcionários, estudantes e suas famílias.
Esse guia deve ser atualizado e revisado constantemente, com o objetivo de se adaptar às demandas de aprendizagem dos alunos. Portanto, antes da volta às aulas, a equipe pedagógica e os gestores devem fazer um balanço das conquistas, o que deve ser mantido ou não no PPP e realizar as alterações necessárias para a evolução no processo de ensino.
Gestão escolar em dia
Um dos entraves do coordenador pedagógico, muitas vezes, é a sobrecarga de afazeres burocráticos e administrativos próprios da gestão escolar, que desfocam o profissional do seu papel principal dentro da escola.
E esse período que antecede a volta às aulas pode ser crucial para desafogar tanto o coordenador quanto os gestores escolares de questões ainda não resolvidas, colocar em dia os planejamentos, organização, fazer orçamentos, entre outros processos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos.
Alinhando o corpo docente para a volta às aulas!
O estímulo à formação continuada é um ponto bastante abordado quando a questão é preparar o corpo docente para novos desafios. Dessa forma, é pertinente estimular os educadores a utilizarem esse período de férias, em que eles têm mais tempo livre, para aperfeiçoar suas práticas didáticas.
Atividades simples podem atender a esse quesito, como leituras diversas no segmento educacional, troca de experiências com outros profissionais da área, realizar cursos presenciais ou online, entre outras. Assim, na volta às aulas, as reuniões com a equipe pedagógica podem se tornar mais ricas e antecipar questões importantes.
Atividades de volta às aulas
Elencamos algumas dicas de volta às aulas para ajudar os educadores nesse processo de (re)adaptação à rotina escolar:
1ª Receba os alunos na porta
Ao menos nos primeiros dias, acolha os alunos e suas famílias desde a entrada da escola e pergunte o nome dos que ainda não conhece.
Deixe escrito na lousa, antes dos alunos entrarem na sala, uma mensagem de volta às aulas com as boas vindas. Algo simples já faz a diferença, como “Bem-vindo(a)! Vamos ter um ano maravilhoso” ou “Vamos aprender juntos”. Aposte em algo diferente do que foi feito no ano passado. Ou, se a sua escola for bilíngue, prepare a comunicação de volta às aulas em inglês.
2ª Conte sua história
É importante para os alunos conhecer o professor, não só como profissional, mas um pouco da sua vida pessoal. Ele pode falar o porquê se tornou professor, o que o motiva nessa profissão e também revelar com entusiasmo o que gosta de ver em sala de aula.
Da mesma forma, o professor deve mostrar também reciprocidade no interesse em conhecer os alunos.
3ª Faça brincadeiras dinâmicas
Mesmo com um cronograma a ser seguido, é possível introduzir os conteúdos de forma mais leve nas primeiras semanas. Uma dica é listar os assuntos que farão parte das aulas naquele semestre ou ano e conversar com os alunos sobre isso, podendo ser em formato de quiz, por exemplo, dividindo a sala em dois grupos.
Assim, o professor consegue identificar o que os estudantes já conhecem sobre os assuntos que serão passados em breve e pode aproveitar para introduzir o conteúdo em meio à brincadeira.
A ideia é sempre deixar o ambiente leve, trazendo entretenimento com propósito pedagógico. O mesmo pode ser feito para descobrir o nível dos alunos, colocando perguntas que testem o conteúdo absorvido no ano ou no semestre anterior. Nessa proposta, o ideal é não testar nada muito específico, mas conteúdos mais gerais, que sejam fáceis de lembrar.
4ª Estimule a interação
Os alunos recém-chegados, além da adaptação escolar, também têm de enfrentar a questão social. Eles se encontram em um ambiente desconhecido, com outra dinâmica e pessoas novas, o que pode ser um tanto intimidador para a maioria deles.
Por isso, a ajuda do professor pode tornar esse processo de socialização mais natural. Atividades que deixam os alunos mais livres para criar algo, trabalhar em um pequeno projeto ou resolver um problema são indicadas. Dependendo da faixa etária da turma, é possível trabalhar com diversas possibilidades nesse universo maker.
Aliás, esse formato de aula é uma tendência no segmento educacional, conforme falamos no tópico de metodologias ativas do artigo 5 maneiras de diferenciar a minha escola da concorrência.
5ª Peça para os alunos contarem sobre eles
Pode ser uma apresentação falada, escrita ou até desenhada, esse último no caso na volta às aulas na educação infantil. O professor pode aproveitar para fazer perguntas diferentes, que não foram feitas nos anos anteriores. Então, não se limitar no assunto férias, mas perguntar o que eles gostam de fazer (dentro e fora da escola), sobre a família, quais matérias eles gostam mais, ou menos, e por quê.
Essa ação aproxima o aluno da escola e permite que o professor conheça melhor cada perfil, preparando-o para lidar com cada estudante de forma mais personalizada, respeitando sua individualidade e limitações. Dessa forma, cada vez mais, colocamos o estudante no centro de sua aprendizagem, que vai ao encontro da Educação 4.0.
6ª Aproxime a família da escola
Lembre-se de envolver a família nesse processo. Para muitos pais, a volta às aulas na verdade é o início da vida escolar do seu filho, pois se trata do primeiro contato. Portanto, a escola deve fazer a sua parte nesse momento especial e manter o encantamento.
Para isso, uma boa dica é realizar uma reunião de boas-vindas com os pais, a fim de estreitar esse relacionamento, apresentando todo o processo escolar – metodologia de ensino, normas internas, calendário de eventos – além das instalações e a equipe pedagógica.
Por último, e não menos importante, não só de alunos vive uma escola! Então, não deixe de acolher os professores e demais colaboradores nessa volta às aulas. Um gesto que mostre o quanto eles são bem-vindos e importantes para a instituição, seja com uma mensagem, um café da manhã ou mesmo um bombom, pode fazer a diferença para começar o ano ou o semestre com o pé direito.
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