Um dos grandes benefícios do boom tecnológico que ocorreu em todos os setores na última metade do século é o desenvolvimento de soluções digitais de aprendizagem e treinamento para todas as fases da vida.
O crescimento que já era acelerado, aumentou ainda mais com as demandas apresentadas pelo surgimento do COVID-19. Todos tivemos que nos reinventar. E a educação foi um dos setores mais impactados.
Impacto
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo, a pandemia da COVID-19 já impactou os estudos de mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países – o que representa cerca de 91% do total de estudantes no planeta.
Logo no início da pandemia a escola teve que se reorganizar. E a grande maioria, que teve condições, migrou para o modelo de ensino online. Essa migração encontrou alguns problemas: participação efetiva dos alunos no processo de aprendizado, comunicação, gaps na colaboração, e o resultado? Uma diminuição significativa nos índices de retenção de conhecimento.
O maior aprendizado com toda essa mudança é que um sistema único, como educação apenas online, a distância, tende a não funcionar. É preciso juntar diferentes práticas de ensino para um aprendizado mais customizado.
A saída para isso?
É um ensino híbrido.
Ensino híbrido
O ensino híbrido, é uma das maiores tendências da Educação do século 21. Ela é uma tendência pois promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online. O professor tem o melhor dos dois mundos a sua disposição, ele pode integrar a Educação à tecnologia, que já é normal na vida do estudante.
E o gestor tem um papel importante nessa mudança pedagógica. Para discutir mais sobre o papel do gestor preparamos um e-book 10 boas práticas que todo gestor escolar deve aplicar no Ensino Híbrido
Não apenas as iniciativas de educação, que hoje são mais capazes de aproveitar as tecnologias para personalizar o conteúdo e criar experiências de aprendizagem mais envolventes para os alunos, mas também fornecem maneiras de integrar facilmente a educação contínua no local de trabalho.
A aprendizagem híbrida é uma forma de combinar experiências tradicionais de sala de aula, objetivos de aprendizagem experiencial e entrega de curso digital que enfatiza o uso da melhor opção para cada objetivo de aprendizagem. Isso significa que, ao contrário dos modelos de aprendizagem combinada, que buscam equilibrar os aspectos presencial e online em um curso, as salas de aula híbridas variam amplamente de acordo com o assunto ensinado e as necessidades de grupos específicos de alunos.
Quer saber mais como fazer? Baixe gratuitamente o nosso e-book clicando aqui. O assunto continua por lá!
- Como será o próximo ano letivo das escolas? - 22 de dezembro de 2020
- O que é aprendizado híbrido e como implementar em sua escola - 10 de dezembro de 2020
- AltSchool e metodologias ativas para uma educação inovadora - 28 de maio de 2019
Parabéns a toda equipe desse tão rico projeto , produzido de forma híbrida, atendendo a necessidade atual do corpo docente e discente.
Muito obrigada Mirian! 🥰
Ficamos muito felizes em saber que nosso material atende as necessidades do nosso público! 💜