Administrar é gerir, governar, dirigir. Para administrar uma escola de modo efetivo, precisamos pensar que ela é, antes de tudo, um empreendimento que precisa gerar bons resultados em âmbitos diferentes para atender às expectativas dos seus públicos, que são: os sócios, a comunidade escolar, a sociedade, os governos, etc. E para que o seu propósito de existência seja alcançado, é preciso entender melhor os termos administração escolar e gestão escolar. Isso é o que vamos explorar neste artigo.
Vamos começar conceituando os termos Administração Escolar e Gestão Escolar.
Enquanto a Administração Escolar nos remete à ideia de conduzir os processos de forma técnica, planejada e eficiente, a Gestão Escolar nos dá um entendimento de que é necessário humanizar esses processos e garantir que as pessoas que fazem parte da comunidade escolar sejam motivadas e inseridas nos projetos e objetivos da instituição.
Na Administração Escolar, é preciso empreender, fazer o negócio dar certo, ganhar visibilidade e crescer. Para isso, deve-se manter e conquistar novos alunos, aumentar a participação no mercado com ações de marketing, modernizar-se com as novas ferramentas e linguagens de ensino, manter e melhorar o espaço físico da escola e cuidar para que toda a organização esteja comprometida com o objetivo principal da instituição de ensino, que é promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos e docentes.
Já a Gestão Escolar, como dito acima, ocupa-se mais de trazer o lado humano de todo o processo de administração. Seu papel é promover o alinhamento dos objetivos da escola com os anseios de seus colaboradores, docentes, alunos e pais, motivando a equipe a se manter atualizada e em constante aprendizado de novas tecnologias e em pleno contato com diretrizes que melhorem a qualidade do ensino e integrem toda a comunidade escolar com os valores da instituição.
A Gestão Escolar tem entre seus objetivos gerenciar de forma eficiente os recursos físicos, financeiros, materiais e humanos da instituição. E como todos eles estão interligados, é necessário que o gestor escolar tenha uma equipe que conte não apenas com docentes capacitados, mas também com colaboradores em todos os outros setores que estejam comprometidos com o que a instituição entrega para os seus stakeholders.
A Gestão Escolar pode ser dividida em áreas que chamamos de Pilares da Gestão Escolar. São eles: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Comunicação e Gestão do Cotidiano Escolar. Em nosso ebook Os Seis Pilares Da Gestão Escolar, você pode conhecer mais sobre cada um deles.
E como o gestor pode integrar todas as áreas da escola para uma melhor gestão escolar?
- Melhorando a comunicação de toda a equipe entre si. Ele pode criar canais para que essa comunicação aconteça de forma fácil e clara entre todos e promover o encontro periódico dos colaboradores para trocar experiências. A participação nos projetos faz com que todos se sintam mais motivados a dar ideias e sugestões para o crescimento da escola.
- Elaborando um Planejamento Anual bem estruturado, que servirá de guia para as tomadas de decisão no ano letivo, e com uma reavaliação periódica para eventuais ajustes. É importante que esse Planejamento Anual tenha a participação dos líderes de todos os departamentos da escola, e não apenas do pedagógico, por exemplo.
- Fazendo um Planejamento Financeiro Anual. Ele propicia que todos os projetos da escola sejam realizados ou planejados para momentos mais oportunos, respeitando um teto de gastos previstos para cada um deles e, assim, atingindo um equilíbrio financeiro entre receitas e despesas.
Todos os objetivos de uma escola são importantes e atingir metas e realizar sonhos é a intenção de todos. Contudo, para que isso ocorra, é necessário antecipar-se e criar as condições favoráveis. Para a obtenção do sucesso tão almejado, isso deve ser feito de forma bem pensada, planejada e compartilhada com todos os membros da organização.
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