Contar com um bom planejamento escolar é o caminho mais indicado para que a escola consiga atingir os seus objetivos educacionais. Dessa forma, é possível aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem e proporcionar uma experiência pedagógica focada na qualidade de ensino.
As constantes transformações na educação e as demandas das novas gerações exigem que gestores e corpo docente discutam sobre as metodologias, atividades extracurriculares, conteúdos, formatos e outros aspectos-chave para formar a estrutura curricular da instituição. Afinal, como diz Jean Piaget, “o objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas”.
Por isso, é importante que a construção do planejamento escolar seja feita com a participação de toda a equipe pedagógica, uma vez que esse documento servirá principalmente como diretrizes aos professores na elaboração do planejamento para todo o ano letivo.
Ele ainda deverá ser de conhecimento de toda a comunidade escolar, incluindo os os familiares e responsáveis, para que saibam quais são as atividades didáticas previstas, conheçam o calendário escolar e outras ações referentes à escola e seu planejamento, esclarecendo essencialmente as noções do plano escolar.
Saiba mais sobre a importância do planejamento escolar e como ele orienta cada passo da instituição de ensino, influenciando diretamente na gestão educacional e no sucesso da escola em nosso artigo sobre Como Aumentar o Faturamento da sua Escola.
O que é planejamento escolar?
“O saber é um sistema de transformações que se tornam progressivamente adaptadas.”
Jean Piaget
Quando se fala em planejar, de maneira geral, pode-se referir à intenção de realizar, transformar ou manter uma situação ou realidade. O ato de planejar está diretamente ligado a assegurar uma boa gestão, conhecer a realidade e necessidades, identificar oportunidades de melhoria, traçar estratégias para alcançar os objetivos com eficiência e obter êxito nas ações.
E trazendo o assunto para o universo da educação, o conceito de planejamento escolar está mais associado à ideia de transformação, referindo-se a um processo que envolve reflexão e tomadas de decisão. Trata-se de um meio para que a escola organize e coordene as práticas pedagógicas, pautadas nos objetivos propostos e alinhadas por toda a comunidade escolar anualmente.
A criação do planejamento escolar tem como foco a realidade da escola, nos âmbitos físico, cultural, social, pedagógico e político. E para concluir o seu processo com eficiência, devem ser consideradas basicamente três dimensões:
- Realidade (onde estamos);
- Finalidades (onde queremos chegar / o que queremos alcançar);
- Mediação (como iremos conseguir / de que forma).
Ao levantar todos os argumentos pertinentes a essas dimensões, é possível determinar o tempo e os recursos necessários para colocar os planos em prática.
Por fim, é fundamental compreender que o planejamento escolar não se trata de um documento “de gaveta”, a ser alterado e revisto apenas no início de cada ano, mas tem caráter mutável e precisa ser revisado durante todo o ano letivo. Afinal, as circunstâncias no ambiente escolar podem sofrer mudanças e demandar novas medidas, de modo pontual ou frequentemente.
Níveis do planejamento escolar
“Quer estejamos falando de Darwin quer de universitários, as realizações importantes exigem grande concentração, esforço total e um baú cheio de estratégias. E também aliados para o aprendizado.”
Carol S. Dweck, ph.D. Mindset – A nova psicologia do sucesso
Numa esfera macro, em nível nacional, existe o planejamento educacional, que é baseado no sistema de educação do País e redes de ensino. Essa categoria é apoiada nas políticas educacionais estabelecidas pelo Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Educação e legislação vigente.
No âmbito do planejamento curricular, são definidas as temáticas, fundamentos de cada disciplina, campos de conhecimento, conteúdos previstos, expectativas em relação à aprendizagem e formas de avaliação para cada série.
Para isso, são utilizados referenciais curriculares oficiais do MEC (BNCC, por exemplo), que são adaptados à realidade escolar de cada instituição, levando em conta os objetivos de aprendizagem dos alunos, de ensino professores e o que se pretende atingir com toda a comunidade escolar.
Já o planejamento de ensino consiste num detalhamento do planejamento curricular, especificando o modo com que o professor conduzirá os alunos em sala de aula, as metodologias adotadas e de que forma os objetivos propostos serão alcançados na prática.
Basicamente, trata-se de um roteiro organizado que prevê as ações do planejamento de professores para o próximo semestre ou ano que favoreçam a realização de um ensino de qualidade. Esse planejamento pedagógico contribui para a experiência dos alunos na escola e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do professor, evitando improvisações e rotinas tediosas em sala de aula, que acabam por agravar problemas frequentes, como a repetência e a evasão escolar.
Afinal, qual a importância do planejamento escolar?
“Preparamos as crianças para uma vida cujo rumo desconhecemos.”
Françoise Dolto
O cerne do planejamento escolar está no alinhamento de toda a equipe docente e demais colaboradores em prol do bom funcionamento da instituição e da qualidade do ensino. Esse processo de definição das diretrizes pedagógicas engaja toda a comunidade escolar, por meio de reuniões e na tomada de decisões relevantes para o andamento do ano letivo.
Isso engloba as famílias de alunos e responsáveis, que passam a se aproximar do ambiente escolar e a se envolver ainda mais com as questões do ensino e formação dos alunos. Essa pode ser a oportunidade de estabelecer uma gestão escolar democrática, a fim de que todos os membros da comunidade participem ativamente, expondo suas opiniões, dúvidas e aspirações sobre o processo educativo.
Quando uma instituição conta com um planejamento escolar eficiente, é possível extrair o máximo desempenho dos alunos, tornando a aprendizagem ainda mais proveitosa e com significado, o que reduz consideravelmente problemas de reprovação, desistência, migração e baixo rendimento.
Além disso, os professores têm todo o respaldo para desenvolver novos formatos e conduzir suas aulas com as melhores práticas pedagógicas para cada grupo de alunos, propiciando uma nova dinâmica ao processo de ensino-aprendizagem. Esse planejamento do professor ainda promove a troca de ideias e experiências entre os docentes, criando um alinhamento para que todos atuem em favor dos mesmos objetivos.
O planejamento escolar enquanto oportunidade
Investir com seriedade na elaboração de um bom planejamento escolar é uma grande oportunidade de avaliar as ações realizadas e os seus resultados, investigando de forma crítica o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado.
Com esse esforço coletivo da equipe pedagógica, a escola pode passar por verdadeiras transformações, seja adotando uma nova metodologia, mudando o sistema de avaliação, materiais didáticos, adaptando o ambiente escolar, dentre outros aspectos. O importante é que surjam novas estratégias ou se mantenha aquelas que sejam pertinentes e, assim, a instituição siga aperfeiçoando os seus métodos de ensino, ano a ano, e atendendo às demandas internas e externas.
Ademais, a construção do planejamento escolar e plano de aula trata fundamentalmente do âmago de uma instituição de ensino, do real propósito da sua existência e o seu verdadeiro papel na vida dos alunos e da comunidade envolvida.
Com isso, surge a necessidade de repensar a missão e os valores da instituição, promovendo uma estrutura qualificada para a educação contemporânea no dia a dia escolar, sendo, sobretudo, uma grande oportunidade para transformar as próximas gerações.
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