É crescente o número de faculdades de Pedagogia EaD e outras licenciaturas. Independente do cenário em que nos encontramos, será esse um caminho possível? Quais benefícios e problemáticas estão por trás da escolha de um curso de Pedagogia EaD?
Breve panorama sobre legislação referente ao Curso de Pedagogia
A formação docente em nível superior para atuar na Educação Básica é uma exigência preconizada pela Lei no 9.394/96, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (Brasil, 1996). A partir dessa importante exigência, houve uma mudança na formação docente para atuar na Educação Básica.
Além disso, o artigo 80 da LDB insere a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade da Educação formal, em todos os níveis e modalidades de ensino, favorecendo a expansão da formação docente exigida pela mesma legislação.
É importante comentar que o Decreto 3.276/99 vinculava a formação dos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, exclusivamente, aos Cursos Normais Superiores e aos Institutos Superiores de Educação. Isso possibilitava uma política educacional voltada a uma formação acelerada por meio de cursos de curta duração, com tendência a um nivelamento inferior.
Após intenso movimento de mobilização das associações de educadores, redigiu-se um novo texto e o Decreto Presidencial 3.554/00 substituiu a exigência de exclusividade pela preferência de formação nos Cursos Normais Superiores.
Como mencionam Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Leila Rentroia Iannone e outras estudiosas, em pesquisa realizada com o objetivo de descrever, analisar como são concebidos, quais as condições de oferta atual, suas características e tendências no cenário brasileiro:
“Ao longo do tempo, o curso de Pedagogia foi orientado por meio de decretos, pareceres, resoluções que ora acrescentavam nova redação ao texto, ora o extinguiam totalmente, deixando claras as incertezas do poder público sobre como tratar e delimitar a formação e a atuação de professores. “(ALMEIDA et al, 2012 p. 290-291)”
As Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) do curso de Pedagogia definem a licenciatura como um curso que fomenta a formação do pedagogo por meio da articulação entre teoria e prática, investigação e reflexão, tendo a prática como base da reflexão e da teorização, conforme parágrafo 2º do artigo da Resolução CNE/CP 01/2006. No entanto, DNC não tratam da formação de professores e do pedagogo na modalidade a distância. Resumidamente, as diretrizes para formação do pedagogo são extremamente complexas e envolvem conteúdo, metodologias, prática e pesquisa. Isso pode ser ainda mais difícil quando utilizamos Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Benefícios da Formação a distância
Para pessoas que conseguem estudar autonomamente, são regradas e tem um olhar crítico e reflexivo sobre seus estudos, cursos à distância não são um problema.
TICs permitem que se acesse conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar facilitando o acesso ao conhecimento.
Além disso, vivemos em uma sociedade multiletrada e há relevantes contribuições das TIC ao currículo, à aprendizagem e ao ensino. As tecnologias abrem para novas possibilidade de convivência com diversas mídias, de aprendizagem de diferentes ferramentas para o ensino fundamental anos iniciais e, de certa forma, incentiva programas públicos de inclusão digital e inserção de computadores e internet nas escolas. Separamos um artigo que fala um pouco sobre Educação 4.0 e apresenta algumas exigências desta proposta pedagógica que é aliada à utilização de alta tecnologia.
O curso de Pedagogia EaD também amplia o alcance ao Ensino Superior e pode ser formativa. Às vezes, o acesso presencial a uma universidade é difícil e poder cursá-la online é algo que estimula muita gente.
Desafios do Curso de Pedagogia
Gati e Barreto (2009) apontam que os currículos desta licenciatura não tratam de questões ligadas à prática profissional, seus fundamentos metodológicos e formas de trabalhar em sala de aula. Ainda que as legislações tenham colocado a profissão em outro patamar, não conseguiram até o momento garantir que isso acontecesse.
Um dos grandes desafios que permeiam o curso de Pedagogia é fazer com que os futuros educadores vivenciem e tenham contato com práticas pedagógicas potentes e que sejam capazes de questioná-las, entender o que está por trás delas e consigam sair da faculdade sabendo como agir em todas as esferas necessárias para atuar como educador. E isto deve ser algo presente na formação inicial, já que como aponta Guiomar Namo de Mello:
“Ninguém facilita o desenvolvimento daquilo que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo. Ninguém promove a aprendizagem de conteúdos que não domina, a constituição de significados que não compreende nem a autonomia que não pôde construir.” (MELLO 2000, p.102)”
E esta é a grande questão em relação ao curso de Pedagogia a distância: como fazer com que os alunos vivenciem situações em sua formação que contribuam para sua atuação em sala de aula?
Pense na troca de fraldas no berçário, algo que deve ser aprendido na faculdade pois tem muitas especificidades e todo um cuidado que torna esse momento significativo, de afeto e cuidado. Esse assunto não é tratado com a atenção que deveria nos cursos presenciais de pedagogia. Um curso a distância teria o poder de sensibilizar para esta questão, que muitas vezes nem o presencial dá conta?
Os cursos de licenciatura a distância não podem ser encarados como projetos temporários. Quando falamos de educação a distância, falamos de um currículo próprio, planejado e estruturado levando em consideração as especificidades das ferramentas e ainda uma avaliação própria para este contexto. A pergunta que fica para o curso de Pedagogia é: como articular a prática e o fazer pedagógico no mundo virtual?
Uma saída seriam análises de vídeos de situações de sala de aula, estudos de casos, planejamento de atividades e discussão sobre eles, depoimentos de professores que já atuam e de estagiários. Aliás, o estágio passa a ter um papel fundamental nos cursos de licenciatura a distância, já que ele colocará o aluno para observar e algumas vezes atuar in loco. O estágio não deve apenas ter a função de cumprir exigências legais.
Para saber mais sobre a falta de um modelo eficiente de educação a distância, leia este artigo sobre educação contemporânea e seus principais desafios.
Qual o valor da Pedagogia EaD?
Sobre os valores, há uma variação muito grande. Há universidades cujo o valor da mensalidade é mais barato e outras o valor é o mesmo. É algo bem delicado de se tratar, pois o valor desta licenciatura e de outras, especialmente a distância, é algo que pode descaracterizar e fazer com que os cursos sejam menosprezados.
Para saber se o custo benefício vale a pena e ajustar as expectativas, é importante o aluno comparar os currículos e os valores antes de decidir se irá optar por esta modalidade de ensino e em qual universidade. Outro ponto é pesquisar se a universidade é reconhecida pelo MEC.
O mesmo vale para curso de Licenciatura em Pedagogia EaD gratuito. Antes de se matricular, é essencial que o interessado em cursar procure saber se a universidade é uma instituição credenciada pelo MEC.
Professor ou tutor?
O que pouca gente sabe, é que nem sempre o profissional que atende e atua diretamente na Pedagogia EaD é um professor. Algumas vezes é um tutor que resolve questões burocráticas, atende alunos com questões referentes ao uso das ferramentas e plataformas e orienta de forma geral os estudantes. Não há regulamentação da profissão tutor e enquanto não se pensa qual é o papel dele, há tutores atuando das mais diversas formas.
O professor geralmente é aquele que desenha o curso, grava as aulas e é requisitado para outras funções.
Este é mais um item que precisa ser analisado antes da matrícula. Qual o papel do tutor e do professor do curso de Pedagogia EaD?
Considerações Finais
Para que o curso de Pedagogia EaD tenha outros caminhos mais potentes na formação do educador, será necessário institucionalizar os cursos deixando que sejam projetos temporários de formação, profissionalizar a tutoria, reconhecer a relevância da presença do docente para interagir e orientar o aluno, melhorar as propostas de ensaio, preparar alunos e professores para o uso das ferramentas tecnológicas e midiáticas.
O curso de Pedagogia a distância é uma realidade que veio para ficar. E precisa ser olhada com cuidado para que forme educadores competentes e compromissados com a educação.
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