O acesso ao conhecimento científico é um direito das crianças e da população de uma forma geral. Assim, é papel da escola — enquanto instituição que prepara o indivíduo para a vida —, introduzir, incluir e explorar a área das Ciências Naturais, já que ela que dá conta do fazer científico na escola.
Processo reflexivo
O espírito investigativo das crianças combina perfeitamente com essa área tão importante e que contribui para o desenvolvimento do senso de curiosidade e da vontade de saber mais. Incentivar os alunos a observar detalhes, fazer perguntas e a refletir sobre as questões naturais tem um valor muito grande não só para a aprendizagem, mas também para o futuro do mundo através da consciência ambiental. Falar sobre a natureza permite que as crianças formem um vínculo com o meio ambiente, percebam sua importância e o seu próprio papel dentro dele
Ciências Naturais e língua adicional
As atividades de Ciências Naturais podem trabalhar a língua adicional e, ao mesmo tempo, promover oportunidades de reflexão, discussão, expressão de ideias e sentimentos. Esse tipo de abordagem dá aos alunos espaço para praticar frases e situações contextualizadas, contribuindo para sua construção e percepção de mundo. O Meio Ambiente e os animais são parte importante do mundo que nos cerca e, para as crianças, poder entendê-lo é fundamental.
Ao trabalhar com moradias diferentes e com alguns habitats dos animais, por exemplo, estes conhecimentos são utilizados na prática e contribuem para o desenvolvimento da língua adicional. A interdisciplinaridade traz oportunidades para que em uma única atividade sejam trabalhadas habilidades e pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema. É possível, por exemplo, utilizar personagens que vivem no oceano fictício de uma história para trazer os alunos a pensarem em suas próprias vidas, no que é necessário a elas, e que possam se ver capazes de criar mudanças e ter um papel ativo e importante no mundo.
Desenvolvendo habilidade de pesquisa
Para a preservação e defesa do Meio Ambiente e de todos os seus elementos, é preciso cidadãos conscientes, críticos e atuantes. É pensando nisso que incluímos a Educação Ambiental em nosso cotidiano. O modo como os indivíduos veem a natureza e pensam sobre ela de forma consciente é o fator essencial para o futuro de nossa sociedade e de gerações futuras.
Além de observar detalhes da natureza e ações importantes para a sua conservação, os alunos podem participar de uma pesquisa sobre organizações e grupos que realizam este tipo de trabalho diariamente. Mais do que qualquer outra habilidade digital, a pesquisa traz um olhar especial sobre informações e conhecimentos que nos acompanham durante toda a vida. Ao fazer pesquisa, os alunos experimentam o mundo do trabalho científico e aprendem a conseguir, com autonomia, acesso às informações confiáveis, pertinentes e úteis. Esta também é uma habilidade importante da cultura digital prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Reconhecer detalhes de sites oficiais e de organizações especializadas é também um passo importante para que os alunos naveguem e utilizem a Internet de forma reflexiva e saibam discernir fatos de palpites e fontes confiáveis de fontes suspeitas.
Reconhecimento de si e do entorno
As atividades da área de Ciências não englobam apenas a parte científica do conhecimento da natureza e da consciência ambiental. Elas ajudam os aprendizes a desenvolver o olhar para si e para o outro, pois além de falar sobre as espécies de animais e elementos da natureza, os alunos também têm a oportunidade de conhecer diferentes realidades de vida, moradia e trabalho de diferentes pessoas.
Através da música e de algumas práticas de linguagem que incluem encenações, é possível que eles vivenciem outras perspectivas. Muitos alunos de certas regiões do País nunca conheceram uma fazenda, e o mesmo é verdade para a cidade, para a praia e para o campo. Por meio de experiências e atividades escolares esses alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre lugares distantes deles de modo a enriquecer suas realidades com elementos que vão além daqueles presentes no seu dia a dia e que influenciam e ajudam na vida comunitária e social em geral. Poder fazer tudo isso usando a língua inglesa é um caminho rico em aprendizado: desde o próprio desenvolvimento da língua adicional, passando por conhecimentos gerais, ganhos cognitivos e socioemocionais diversos, além de diversão e uma variedade de vivências.
Reflexões finais
A área de Ciências Naturais contribui para o desenvolvimento da investigação, da curiosidade e da descoberta — que devem sempre acontecer por meio de perguntas feitas pelo professor ou pelos alunos. As perguntas do professor podem instigar o pensamento crítico e guiar os alunos em suas próprias descobertas.
Modelar experiências e colocá-las em prática para testar hipóteses e suposições é uma parte muito importante de experimentos de Ciências. O tema de estrelas e constelações, por exemplo, pode ficar mais evidente por meio da construção de uma luneta periscópica que permite que os alunos identifiquem o uso de dispositivos para projeção à distância para que depois desenvolvam a capacidade de simbolizar essas descobertas através da arte.
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